Lifting Facial: a Cirurgia para Rejuvenescer o Rosto exige alguns cuidados na Recuperação e Pós operatório

Revisão Clínica: Equipe Editorial. Atualizado: 09/09/24

Com o passar dos anos, começa a acentuar-se a flacidez no rosto, os sulcos entre o nariz e as bochechas (sulco nasogeniano) que fazem com que comecem a aparecer no pescoço as famosas dobras e a papada.

Continua depois da Publicidade

Com essa ocorrência, começa a perder-se a definição do rosto.

Foto De Lifting Facial

O lifting facial não reverte esse processo (envelhecimento), mas pode conseguir manter-nos com o rosto jovial durante mais umas ” decadas “, esticando a pele, melhorando a deslocalização dos músculos subjacentes e removendo o excesso de gordura na face, principalmente no pescoço, chamada de ” papada “.

Recomendado » 43 Tratamentos Naturais para Combater a Flacidez do Rosto e Pescoço

Os resultados antes e depois mostram o verdadeiro poder do procedimento:
facelift_08afacelift_06afacelift_04afacelift_03aface-lift2face-lift14
O lifting facial melhora a aparência da maturidade dos (40 anos) em pessoas que ainda não envelheceram mas querem atrasar a chegada do envelhecimento. Além disso, também rejuvenesce o rosto do idoso, e quanto mais avançado for o grau de envelhecimento (rugas, flacidez da pele, etc), melhor é o resultado .

Este tipo de cirurgia estética facial está dividida em duas partes:

Liftinf facial superior ou temporal (Também conhecido como minilifting),  tem como efeito refrescar o olhar, e pode ser realizado como um procedimento isolado em jovens que não têm a necessidade de rejuvenescer as suas maçãs do rosto e bochechas.

O lifting facial Médio, renova as maçãs do rosto e bochechas.

Como é realizado o lifting facial?

Superior , Temporário ou mini lifting facial: É executado em ambos os lados da fronte, têmporas. O cirurgião faz uma incisão vertical na parte superior da orelha. Esta incisão é realizada geralmente por trás da linha do cabelo para que a cicatriz fique invisivel.

No caso do levantamento da zona central: É a mesma rota da incisão temporal, que se estende para baixo, na vertical, e passa na frente da orelha ao longo da sua forma natural (secção prearicular). Através desta (s) incisão (ões), o cirurgião separa os músculos e a pele do rosto, de seguida estica a pele para obter-se uma aparência mais jovem  e por fim é cortado o excesso de pele e suturado (pontos).

Normalmente, este procedimento pode também ser combinado com um lifting de pálpebras (blefaroplastia), lifting de pescoço, lifting de testa e nas sobrancelhas, de forma a conseguir produzir-se um melhor rejuvenescimento facial, no pescoço e rosto.

Não existe Internamento:

Esta cirurgia é realizada em ambulatório (sem ser necessário internação), e é utilizada a anestesia local. Se no caso fôr realizada sob anestesia geral é necessário um dia ou uma noite de internamento na clinica, privada ou Hospital .

As cicatrizes do lifting facial ficam visíveis?

A cicatriz fica escondida debaixo do cabelo mais propriamente no couro cabeludo, exceto na seção pré-auricular (perto da orelha), onde fica exposta, mas torna-se muito difícil de detectar depois de totalmente cicatrizada e quando dadas condições para uma boa recuperação.

Continua depois da Publicidade

Pré operatório do lifting facial

Certamente, o cirurgião irá pedir ao paciente para fazer alguns testes clinicos de forma a avaliar o risco cirúrgico. É desejável que o paciente esclareça com o cirurgião todas as questões e dúvidas, necessárias para eliminar as suas dúvidas e afastar todos os medos possíveis.

Aconselhamos por isso, que antes de se dirigir ao consultório pela primeira vez, pesquise na web, e tente dialogar com alguém que já tenha passado pela nesma situação (cirurgia), de modo a poder tirar as suas duvidas.

Recuperação – Pós operatório do lifting facial?

Vamos por partes, primeiro são as Bandagens: O paciente deixa o centro cirúrgico usando um curativo na cabeça, que irá cobrir as partes operadas da face e ou pescoço. Poderá retirá-las (normalmente) depois de 24 horas. É recomendado geralmente pelo médico evitar a exposição ao sol durante alguns meses.

O paciente deve manter-se em repouso durante as primeiras 48 horas, Tomando algum cuidado para não fazer movimentos bruscos com a cabeça. No início poderá sentir as bochechas um pouco dormentes. De uma forma geral, é possível retornar às atividades normais, sociais e trabalhistas aproximadamente depois de10 dias após a cirurgia. Dito isto, acho que sim, pode dizer-se que a recuperação é facil e rápida .

Quais as cirurgias estéticas que podem ser realizadas no rosto?

  • Queiloplastia ou redução dos lábios
  • Frontoplastia endoscópica (Frequentemente utilizada como um tratamento minimamente invasivo da região frontal, Sobrancelhas e região malar (macas do rosto).
  • Rinoplastia (cirurgia do nariz)
  • Otoplastia (cirurgia das Orelhas de Abano)
  • Ritidoplastia ou Lifting ( face)
  • Blefaroplastia (cirurgia das pálpebras)
  • Mentoplastia (queixo)

Possíveis riscos e complicações do lifting facial

Nas mãos de um cirurgião qualificado, é pouco provável apresentarem-se complicações. Mas cada procedimento cirúrgico, ainda que pequeno seja, tem alguns riscos, e devemos considerá-los como uma possibilidade. É provável existirem reações adversas à anestesia, possíveis lesões nos nervos que controlam os músculos da face (nervo facial ).

Normalmente estas lesões são temporárias, mas algumas podem ser permanentes. Infecção, hemorragia, hematomas, cicatrizes mal formadas, defeitos patológicos, assimetrias ou alterações na linha da implantação capilar.

Qual é o tipo de Anestesia utilizada?

O procedimento pode ser realizado sobre anestesia local com sedação em complemento, ou com anestesia geral se o caso exigir ou se o paciente preferir este tipo de anestesia.

Quando tempo demora a operação?

Pode demorar entre 90 minutos a 2 horas, se parcial, ou de 3 a 6 horas se for um procedimento completo  (todo o rosto).

» Saiba mais sobre Cirurgia Plástica – Preços, Fotos Antes e Depois e Informações

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Equipe Editorial

A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 09/09/24