-->Linhaça - Propriedades, Benefícios, Emagrecer, Efeitos

Linhaça

Publicado em 12/04/2012. Revisado por Drª Caroline Vallinhos (Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006) a 15 novembro 2018

A linhaça é uma planta que é utilizada como medicamento e na produção de tecido, podendo alcançar um metro de altura. As suas flores brancas ou azuis claras produzem frutos castanhos onde se podem encontrar as tão famosas sementes de linhaça.

Abaixo você tem um índice com todos os pontos que discutiremos neste artigo:

Propriedades, Benefícios, efeitos e indicações terapêuticas da Linhaça

Estudos revelaram que a linhaça era utilizada para mumificações no Egipto e para tratamento de feridas e hoje em dia também já foi provado que a linhaça evita que alguns tumores se espalhem e tomem conta do organismo.

A linhaça contém elementos que ajudam a diminuir o risco de algumas doenças porque aumenta a defesa orgânica e reduz o ritmo de envelhecimento das células.

As sementes da linhaça são constituídas por proteínas, fibras alimentares, ômega 3 e ômega 6, tornando-as assim um alimento funcional. As suas sementes são consideradas as mais ricas fontes de ômega 3 que a natureza nos pode oferecer.

Os benefícios são muitos, tais como: rejuvenescedor; perda de peso; auxiliar no combate à anemia, ao câncer da mama, próstata, colon e pulmão, à acne, no equilíbrio hormonal sobretudo causados pela TPM e menopausa, na diminuição do risco de aterosclerose, na redução do colesterol e no controlo da glicemia.

Ajuda também ao bom funcionamento do sistema digestivo, nervoso, imunológico, intestinal, cardiovascular, em doenças inflamatórias e combate a obesidade.

Além de tudo isto é constituída por compostos fitoquímicos que apresentam propriedades anticancerígenas, contém vitamina B1,B2,C,E e minerais (ferro, zinco, potássio, magnésio, fósforo e cálcio).

Procure na maioria das situações moer as sementes de linhaça, isto porque assim apresentará mais benefícios nutricionais do que as sementes quando consumidas inteiras. Pode utilizar as sementes de linhaça em iogurtes, vitaminas, com cereais, saladas, sumos e em qualquer outro alimento.

Publicidade

A linhaça é indicada para problemas como a prisão de ventre, gengivite, eczema e também a psoríase. Se pretender fazer chá de linhaça, coloque duas colheres de chá de sementes trituradas em 250 ml de água fria e deve aquecer um pouco, mas sem necessidade de ferver. É aconselhado o chá de linhaça sobretudo para situações de inflamação da gengiva e/ou garganta.

Publicidade

A aplicação externa pode ser feita através do óleo de linhaça morno em tecido de linho sobre a zona, sendo indicado para eczemas de pele e psoríase.

A linhaça é sem dúvida um complemento muito benéfico para a saúde e é considerado um indicativo de vitalidade e energia. Quem consome linhaça aumenta consideravelmente o coeficiente metabólico e eficácia da produção de energia das células.

Linhaça para Emagrecer

Cada vez mais se torna um complemento fundamental para emagrecer, porque elimina o colesterol de forma rápida, combate a sensação constante de apetite e contém cinco vezes mais fibra do que a aveia.

Devido a viver-mos rodeados de stress e a linhaça pode ter um papel importante porque é considerada um tratamento para a pressão, fazendo diminuir a tensão nervosa e provoca a sensação de calma.

Pode tomar duas colheres de sopa por dia, misturando com o que ingerir ao pequeno-almoço ou almoço. As sementes bem como o óleo de linhaça, podem ser ingeridas por qualquer pessoa, inclusive as mulheres grávidas.

Variedades

Linhaça Marrom – semente escura, de cor marrom-avermelhada, é a mais cultivada no Brasil.
Linhaça Dourada – esta adapta-se melhor aos climas frios e a sua casca é menos resistente e o sabor, mais suave que a anterior.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Caroline Vallinhos (Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006)

Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006

A Drª Caroline Vallinhos é graduada em ciências da nutrição pela Universidade de Guarulhos/SP. Possui 7 anos de experiência em Nutrição clínica e estética. Forte atuação em coaching de emagrecimento e qualidade de vida para pessoas em busca de melhoria alimentar e enfermos com necessidade de melhoria de quadro clínico.

Vasta experiência com consultoria para empresas do ramo alimentício, tais como grandes indústrias de alimentos, cozinhas experimentais e mercado de food service.

Com registro no Conselho Regional de Nutricionistas CRN-3 (Brasil) nº 37006

Também pode encontrar a Drª Caroline Vallinhos no Linkedin, Facebook: e Instagram.

Telefone: (11) 97670-1909 Atendimento em Guarulhos - SP (Região Jardim Maia)

Publicidade