Lipoaspiração – Informações antes de tomar a decisão de se submeter a este procedimento cirúrgico

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

Com a crescente popularização da lipoaspiração, o número de Homens e Mulheres a quererem submeter-se a este tratamento sobe a cada dia que passa.

Fotos da Lipoaspiração Antes e Depois

(PS: Algumas imagens publicadas neste artigo foram removidas devido a não se encontrarem em conformidade com as politicas da Google. As nossas sinceras desculpas.)

No entanto, apesar do interesse, a desinformação ainda é muita, o que pode contribuir para que determinadas pessoas tomem a decisão de se submeter a este procedimento cirúrgico sem possuírem todo o conhecimento necessário a respeito dele.

Para que uma decisão possa ser tomada de forma inteligente, é necessário que os interessados dediquem o tempo necessário a colher todas as informações pertinentes relativamente ao assunto, na medida em que só assim será possível evitar um arrependimento futuro.

Eis algumas coisas que deverá saber em relação à lipoaspiração:

1- Efectuar uma lipoaspiração não é “enganar-se” a si mesma

Muitas são as pessoas que, por problemas de consciência, evitam submeter-se a uma lipoaspiração, alegando que este é um procedimento que poderá contribuir para torná-las “artificiais”.

No entanto, apesar de uma lipoaspiração promover a modificação corporal através de meios não naturais, o mesmo poderá ser dito de um diversificado número de artifícios que são utilizados com a maior naturalidade do mundo no quotidiano da maior parte das pessoas, como é o caso de adereços de moda, branqueadores, maquilhagem, unhas falsas, entre muitos outros.

Apesar de menos comum, a lipoaspiração deverá ser encarada com a mesma naturalidade, uma vez que mais não é do que uma forma de recorrer à tecnologia e à medicina para melhorar o estilo de vida de uma pessoa. A lipoaspiração, ainda que um método artificial, promove o bem-estar físico e mental, e por isso deverá sempre ser vista com bons olhos.

2- A lipoaspiração não representa uma forma rápida de conquistar um corpo em boa forma

Apesar da lipoaspiração ser um método bastante eficaz de eliminação de gordura corporal, é importante não confundir essa capacidade com o desenvolvimento de um corpo em boa forma física. A boa forma é uma condição que apenas poderá ser alcançada através de um regime alimentar cuidado e da prática de actividade física regular.

Este é um facto muito importante a ter em mente, uma vez que muitos que são aqueles que procuram na lipoaspiração o caminho para obter um corpo perfeito, objectivo esse que não poderá nunca ser alcançado unicamente através de uma cirurgia plástica. O ideal para quem pretende realmente desenvolver uma boa forma física, é a conjugação desta cirurgia com um estilo de vida verdadeiramente saudável.

3- É indispensável que escolha um médico especialista em cirurgia estética e lipoaspiração

Sem dúvida alguma, esta é a mais importante de todas as dicas. Muitas são as clínicas que disponibilizam tratamentos de lipoaspiração a preços extremamente competitivos.

No entanto, é importante compreender que, assim como em qualquer outra área, na cirurgia plástica também existem pessoas menos idóneas que tentam aproveitar-se da ignorância de alguns para lucrar boas quantias de dinheiro.

Para evitar problemas durante e após a cirurgia, é extremamente importante que se certifique que estará nas mãos de um profissional verdadeiramente qualificado, e para tal aconselha-se que faça sempre uma pesquisa exaustiva relativamente às credenciais do cirurgião em questão.

Procure feedback, e nunca se comprometa com nenhuma clínica sem ter a certeza absoluta de que ficará em boas mãos.

4- Conheça muito bem os efeitos pós-operatórios

Antes de se submeter a uma lipoaspiração, vale a pena consciencializar-se de todos os efeitos secundários que dela poderão advir. Entre eles, vale a pena referir as dores, o aumento temporário de peso e os hematomas. Se isto é um problema para si, então o melhor é esquecer a ideia da cirurgia, na medida em que estes são problemas com os quais terá mesmo de lidar.

Para além de conhecer muito bem todos os efeitos pós-operatórios, é também importante saber como tratá-los, e para isso deverá sempre seguir à risca todas as recomendações feitas pelo seu cirurgião plástico.

5- Esteja preparado para vestir roupa de compressão durante alguns meses.

Após efectuada a lipoaspiração, é bem possível que venha a ser necessário utilizar roupa de compressão durante alguns meses. Esta roupa terá como objectivo promover a aceleração de todo o processo de recuperação, e por isso a sua utilização é altamente recomendada.

A roupa de compressão poderá ser utilizada diariamente, na medida em que assim os resultados serão muito mais satisfatórios. O tempo recomendado de utilização irá variar imenso de caso para caso, mas a nível geral, o mínimo costuma ser 1 mês, sendo que em alguns casos poderá até mesmo ultrapassar os 6 meses.