-->Lipoaspiração Tumescente - Educar Saúde

Lipoaspiração Tumescente

Publicado em 03/11/2014. Revisado por Equipe Editorial a 24 outubro 2018

Um dos maiores inimigos da figura feminina é a gordura localizada. Muitas mulheres, apesar de dietas e de praticarem muito exercício físico, têm bastantes dificuldades em eliminar aquelas gordurinhas acumuladas nalgumas regiões do seu corpo, e que teimam em não desaparecer.

foto de Lipoaspiração Tumescente antes e depois  4

Nestes casos, por vezes é necessário algo mais para conseguir o corpo com que sempre sonhou.

A lipoaspiração tumescente é um método bastante eficaz, especialmente indicado para todas aquelas mulheres que queiram remodelar o seu contorno corporal, e dessa forma, dar ao seu corpo a figura perfeita. Pelo contrário, este método não é indicado para combater a obesidade.

O que é a lipoaspiração tumescente

A lipoaspiração tumescente é um procedimento cirúrgico, através do qual se consegue retirar quase dois litros de gordura. Este método tem a particularidade de ser realizado sob o efeito de anestesia geral, através de uma técnica denominada de anestesia tumescente, não sendo ainda necessária qualquer transfusão sanguínea. É por isso um método mais seguro que os restantes tipos de lipoaspiração.

Como se realiza a lipoaspiração tumescente

Esta cirurgia plástica, como referimos atrás, é feita com anestesia geral, podendo ser realizada num hospital, mas também, em clínicas de cirurgia estética. Como não é utilizada anestesia geral, o paciente ficará acordado durante a cirurgia.

Esta consiste na introdução de uma cânula na região a ser tratada, através da qual será depois aspirada a massa gorda aí acumulada.

Durante o procedimento cirúrgico, o médico irá introduzir medicamentos adequados para reduzir o sangramento, e ainda, aplicar uma solução à base de lidocaína na zona onde se fará a aspiração, para facilitar a remoção da gordura localizada.

Depois de ser removida toda a gordura pretendida, o médico faz o curativo da ferida, colocando-se por fim a cinta. De seguida, o paciente é transportado para o seu quarto, onde iniciará a sua recuperação.

A duração média de uma lipoaspiração tumescente é de cerca de 2h15, variando de caso para caso.

Publicidade

A lipoaspiração tumescente pode ser realizada em várias partes do corpo, sendo no entanto mais indicada para as seguintes regiões: flancos (gordurinha localizada na zona lateral da barriga), braços, coxas, queixo (papada) e barriga.

Publicidade

Pós operatório da lipoaspiração tumescente

Após a realização da lipoaspiração tumescente, há um conjunto de recomendações de modo a que a recuperação se faça de uma forma correta e rápida.

Assim, no pós operatório, o paciente deve evitar fazer esforços, ter uma dieta balanceada e leve, e retirar apenas a cinta quando tomar banho, durante o primeiro mês.

Poderá realizar sessões de drenagem linfática, técnica que irá promover a drenagem e eliminação de líquidos, e tornar os resultados mais rápidos e eficazes. Dependendo de cada caso, e da região intervencionada, o paciente poderá regressar às suas atividades normais ao fim de 3 a 20 dias.

Riscos da lipoaspiração tumescente

A lipoaspiração tumescente é considerada a lipoaspiração mais segura entre as várias técnicas de aspiração de gordura.

As complicações associadas a este procedimento cirúrgico são pouco significativos, e não existe até hoje nenhum caso de morte relacionada com esta cirurgia.

Se realizada por dermatologistas com treinamento cirúrgico ou por cirurgiões plástico devidamente credenciados e treinados, os riscos são mínimos.

Contudo, sendo um procedimento cirúrgico, há sempre alguns riscos associados. No caso da lipoaspiração tumescente, existe o risco de desenvolvimento de seromas. Um seroma é uma acumulação de líquidos que ocorre próximo da zona da cicatriz.

Os seromas podem ser naturalmente reabsorvidos pelo organismo, ou então, ser removidos pelo médico com recurso a uma seringa, alguns dias após a lipoaspiração tumescente.

Fotos Antes e Depois

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Equipe Editorial

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial baseiam-se em evidências científicas, sendo todos eles revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.

Publicidade