Procedimento estético que usa um equipamento de ultrassom, a lipocavitação (também conhecida como “lipo sem cirurgia”) é utilizada para eliminar os depósitos de gordura existentes na região abdominal, culotes, coxas, costas, e braços.
Entretanto, para obter os resultados desejados é necessário que o paciente realize atividades físicas aeróbicas, além de uma drenagem linfática. Esses cuidados têm tripla função: ajudar a queimar todos os resquícios de gordura acumulada, impedir que essa concentração de gordura extra se realoque em outra parte do corpo, e controlar as taxas de colesterol.
Características do procedimento de lipocavitação
Assim como ocorre com o tradicional exame de ultrassom realizado pelas mulheres gestantes, para proceder com a lipocavitação o profissional designado posiciona o cabeçote do equipamento sobre a região alvo do tratamento. Da mesma forma como em casos de gravidez, a parte do corpo que terá contato com o cabeçote do aparelho precisa receber um gel específico, imprescindível para que os sinais captados pelo cabeçote do equipamento sejam devidamente repassados à base do aparelho.
As frequências emitidas por um equipamento de ultrassom estão acima dos 20.000 Hz, portanto, imperceptível ao ouvido humano. Essas ondas são introduzidas na epiderme, cruzando-a até atingir o tecido adiposo. Uma vez no interior das células adiposas, ou adipócitos (denominação concedida às células que compõem o tecido adiposo), as ondas ultrassônicas produzem pequenas bolhas, que por sua vez têm o seu tamanho paulatinamente ampliado. Após atingirem determinada dimensão, essas bolhas acabam rompendo os adipócitos.
Finalizada essa etapa, as moléculas de gordura são decompostas, dando formação ao glicerol, e ao ácido graxo, substâncias mais facilmente eliminadas do organismo. Assim, enquanto o primeiro é dissolvido pelas moléculas de água e é extirpado do corpo através da urina, o segundo é interligado à albumina, o que o força a ser excluído do organismo ao passar pelo fígado.
Quem pode fazer a lipocavitação
O objetivo principal da lipocavitação é prestar uma valorosa contribuição para a queima de gordura localizada. Justamente por isso, o procedimento também é recomendado às pessoas que queiram minimizar os efeitos estéticos devastadores ocasionados pela celulite.
Contudo, os médicos explicam que o referido método jamais deve ser confundido como uma terapia alternativa para pessoas que estejam com sobrepeso ou obesas.
Profissionais habilitados a efetuar a lipocavitação
Tanto médicos quanto fisioterapeutas, ou ainda esteticistas especializados, estão aptos a utilizarem as técnicas adotadas pela lipocavitação.
Contraindicações da lipocavitação
Embora a lipocavitação provoque a degradação das moléculas de gordura, dispersando-as em outras formas, isso não culmina, necessariamente, em um eventual acúmulo de colesterol. Em contrapartida, de acordo com os profissionais especialistas na aplicação do referido método, ele não deve ser efetuado em pessoas que apresentem histórico de colesterol elevado, ou que sejam portadoras da esteatose hepática – situação na qual as células de gordura acabam se depositando no fígado.
Além das mulheres gestantes, também devem evitar a lipocavitação os indivíduos que contenham varizes, ou infecções, na região do tratamento, flebite, epilepsia, diabetes, DIU, hipertensão, artefatos metálicos pertencentes a próteses, ou ainda quaisquer doenças correlacionadas ao fígado ou ao sistema renal. As pessoas que tenham tido algum tipo de câncer devem igualmente ser desencorajadas a realizar o tratamento.
Exames prévios para realizar a lipocavitação
Basicamente, além de passar por uma ultrassonografia do fígado, as pessoas interessadas em realizar a lipocavitação precisam efetuar outros exames para constatar se existem discrepâncias nos índices de triglicerídeos e de colesterol.
Como otimizar a eliminação de gordura gerada pela lipocavitação
Lembrando que o glicerol, parte da gordura degradada, é enviado aos vasos linfáticos, a drenagem linfática pode surtir efeitos consideráveis quanto à eliminação da gordura, já que essa técnica de massagem acelera o processo.
Quantidade de sessões necessárias à lipocavitação
Após concluir a primeira sessão, o paciente já poderá visualizar algum resultado. Todavia, os resultados realmente significativos são notados apenas a partir da quarta sessão, sendo definitivos ao término da oitava. O tempo de cada sessão é de, aproximadamente, 30 minutos.
Flexível, a lipocavitação possibilita o tratamento de mais de uma região do corpo simultaneamente em uma mesma sessão. Entretanto, não é recomendada a abrangência de um número excessivo de áreas em uma única sessão, pois isso pode tornar o processo extremamente exaustivo para o paciente, uma vez que o período necessário para a finalização será mais extenso. Por esse motivo, é preferível que a quantidade de áreas concomitantemente tratadas não ultrapasse duas.
Riscos da lipocavitação
Como já mencionado, existe a possibilidade de que as moléculas quebradas de gordura sejam realocadas em outra região do corpo. Logo, deve-se enfatizar a necessidade de que o paciente efetue exercícios aeróbicos, preferencialmente até 4 horas a partir da finalização do procedimento.
Segundo os profissionais do setor estético, os demais riscos da lipocavitação estão correlacionados ao manuseio inapropriado do equipamento de ultrassom. Para minimizar ao máximo possíveis complicações, é essencial que o profissional responsável por conduzir a lipocavitação tenha pleno domínio sobre o funcionamento do respectivo aparelho. Somente dessa forma ele poderá regulá-lo e calibrá-lo da maneira adequada, evitando que o paciente corra o risco de sofrer queimaduras ou possíveis lesões graves em determinados órgãos, como o fígado.
Enfermeiro - Coren nº 491692
O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.
Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.
Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.