-->Lipozene, O que é, Como funciona, Efeitos colaterais

Lipozene: A Verdade Por Trás Deste Suplemento Para Perder Peso

Publicado em 26/10/2017. Revisado por Drª Caroline Vallinhos (Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006) a 14 março 2019

As alegações sobre o suplemento são tão ousadas ao ponto de assegurarem que: “o Lipozene pode ajudar a perder peso sem a necessidade de qualquer mudança na dieta ou prática de exercício”. Trata-se de um suposto “suplemento para perder peso” presente no mercado há mais de uma década. Saiba o que a ciência diz sobre ele!

O Lipozene Promete A Perda De Peso Em Poucas Semanas

O que é o Lipozene e como funciona?

O lipozene é um suplemento dietético derivado da planta konjac (R), também conhecida em outros países como inhame, talvez mais fácil de encontrar na América Latina.

Além dos seus benefícios na perda de peso, também é útil para aumentar os níveis de energia, bem como a resistência às atividades físicas.

Embora não tenha o objetivo de tratar doenças, pode prevenir algumas condições controlando os níveis de colesterol, triglicérides, e a quantidade de açúcar no sangue.

Ingredientes:

  • Glucomannan
  • Gelatina
  • Silicato de magnésio
  • Ácido esteárico

O Glucomannan (R) é o principal ingrediente ativo do suplemento, uma fibra solúvel em água que atua como um laxante, além de atrasar a digestão, melhorar a quantidade de sangue no corpo e reduzir o apetite. O seu principal objetivo é criar uma sensação de saciedade no indivíduo, de forma a que não seja necessário consumir grandes quantidades de alimentos para sentir o estômago saciado. Para conhecer melhor esta fibra consulte o guia Glucomannan: A Fibra que emagrece, Para que serve, Contra Indicações.

O glucomanano pode absorver o seu próprio peso em água várias vezes. Quanto menor a quantidade de calorias consumidas, maiores as chances de sucesso no processo de perda de peso. Este processo de absorção de água no estômago gera um gel que atrasa a digestão.

Suplemento Lipozene Em Cápsulas De 1500 Mg

Os efeitos colaterais do Lipozene

Não existe praticamente nenhuma medicação, suplemento ou qualquer tipo de produto que vise melhorar a qualidade de vida do ser humano sem possuir uma lista de efeitos colaterais. O Lipozene não é exceção. Estes efeitos negativos são notados principalmente no estômago, já que se trata de uma fibra solúvel que faz todo o seu trabalho nessa região.

Por essa razão, qualquer pessoa que utilize este suplemento deve estar bem ciente das possíveis consequências que o seu consumo pode gerar, especialmente se não for usado com as indicações predeterminadas.

  • Inchaço abdominal
  • Diarreia
  • Gases
  • Prisão de ventre
  • Dor

Devido ao tamanho da pílula e à expansão que gera, um dos principais riscos é a sufocação. Por essa razão, recomenda-se beber grandes quantidades de água sempre que consumir o suplemento. Assim, evita-se que a cápsula fique presa na garganta do usuário. Outro detalhe importante a ter em mente é que, ao usar o suplemento juntamente com outros medicamentos poderá reduzir a eficácia do principal componente. É recomendado consultar o médico antes de iniciar o uso do produto no caso de estar a realizar algum tratamento medicamentoso.

Prisão de ventre: Embora os produtos com glucomanano provoquem algum alívio da constipação intestinal, algumas pessoas sentem o oposto. Numa análise do produto feita pelo site Skinny Betty, a autora do artigo relata a sua própria experiência pessoal de uma constipação intestinal severa, a qual resultou em fissuras anais após um mês de ingestão do suplemento. Apesar dessa grave reação adversa não ser vivida pela maioria das pessoas que tomam o suplemento, o risco existe sempre.

Diarreia: Um problema comum devido ao excesso de fibra, a diarreia pode ocorrer quando o corpo produz mais água, necessária para remover a excesso da fibra, o que resulta em episódios de diarreia. Entre os principais relatos descritos pelos usuários do produto, a diarreia foi uma das queixas mais comuns.

Asfixia: Quando tomado sem água, o suplemento (ou outros suplementos com glucomanano) pode causar asfixia, já que o líquido presente na garganta pode provocar a grande expansão da fibra. A bula do produto indica que os comprimidos/cápsulas devem ser ingeridos com um copo de 235 ml de água, que não só ajuda na absorção da fibra no estômago e inibe o apetite, como também garante a hidratação suficiente para que os comprimidos alcancem o estômago antes de liberarem as fibras.

Desconforto abdominal: Outro efeito colateral grave do suplemento é o desconforto abdominal, incluindo: flatulência excessiva e obstrução intestinal, causada pela expansão da fibra.

Tonturas: Alguns usuários relataram a presença de vertigens, pouco tempo após iniciarem a toma do suplemento. Embora não existam provas para determinar a causa das vertigens, a desnutrição pode ser a responsável por provocar essa sensação.

Perda de peso nociva ao organismo: Alguns usuários do suplemento afirmam ser capazes de ficar “X” dias sem comer. Deixar o corpo faminto não é uma boa forma de perder peso. Perder peso como consequência do ato de morrer de fome não só é algo insustentável, como não contribui para reduzir o risco de doenças.

Emagreça Com Saúde

Benefícios do lipozene

A principal razão pela qual as pessoas procuram o Lipozene, seja no website oficial https://www.lipozene.pt/ ou através da Amazon, é pelo desejo em perder peso. No entanto, isso nem sempre é garantido e depende de outros fatores, especialmente ligados ao corpo de cada indivíduo. No entanto, existem outros benefícios, que mesmo que não cumpram integralmente o primeiro mandamento que o público procura, também são benéficos à saúde:

Em seguida descreveremos melhor cada um deles.

Alivia a prisão de ventre: Uma grama de glucomanan antes de cada refeição pode ajudar todas as pessoas que têm dificuldade em ir no banheiro. A fibra solúvel é essencial para todas as pessoas que têm problemas neste aspecto e sentem o abdômen inchaço constantemente.

Reduz o risco de doenças: As doenças cardíacas e o risco de sofrer de diabetes tipo 2 podem ser reduzidos com o consumo deste suplemento. Como explicado nas linhas anteriores, o Lipozene reduz a pressão arterial, assim como o nível de colesterol e o açúcar no sangue.

Amenização dos sintomas do diabetes: Uma característica bem documentada do glucomannan é sua capacidade de amenizar os sintomas e fatores de risco ligados ao diabetes. Além de reduzir os triglicerídeos e o colesterol LDL, o glucomanano reduz os níveis da glicemia de jejum, de acordo com a pesquisa. (R(R)

Intestino saudável: O principal ingrediente ativo, o glucomannan, funciona como um alimento para todas as bactérias naturais benéficas encontradas no intestino. Desta forma, todo o processo digestivo tem um funcionamento otimizado e evitam-se algumas doenças.

O que a ciência diz sobre o Lipozene?

A prestigiosa Universidade de Michigan (R), no Estados Unidos, concluiu que o glucomanano é uma fibra dietética solúvel em água que traz grandes benefícios para a redução do colesterol LDL, triglicérides e o aumento do colesterol HDL. Conheça outros Alimentos ricos em Fibras Solúveis para diminuir o Colesterol.

O Berkley Wellness (R) acrescenta que Lipozene reduz os níveis de açúcar no sangue e também alivia a constipação intestinal.

Por outro lado, existem alguns estudos de periódicos especializados como o Journal Obesity (R), que em 2013 mencionou que o suplemento durante oito semanas de uso não funcionou. A pesquisa concluiu que: “ele foi bem tolerado, mas não promoveu a perda de peso ou alterarou signicativamente a composição corporal, a fome/saciedade ou os parâmetros de lipídios e glicose”.

Estudos clínicos

Até agora não foi realizado nenhum estudo clínico sobre o suplemento dietético em si. Apenas foram feitas análises sobre o seu principal componente ativo, o glucomanano, que pode ser obtido a partir de US $ 10 por garrafa (nos EUA).

Note-se que o produto é fabricado principalmente na América do Norte e na sua apresentação oficial tem um preço médio de US $ 30.

Todos esses estudos sobre o glucomanan indicam que qualquer resultado obtido com o Lipozene é graças ao trabalho obtido com este componente.

O Lipozene funciona realmente?

A resposta mais clara e sensata que podemos passar é que, se aplicado da maneira indicada, com as doses recomendadas e a atenção necessária, ele funciona. No entanto, é preciso entender que não basta apenas tomar o Lipozene. É igualmente importante realizar uma dieta saudável e se exercitar todos os dias para obter os resultados que procura.

Perigos do Lipozene

Ao longo do artigo fomos descrevendo alguns perigos do suplemento, no entanto, é importante perceber que a maioria deles surge principalmente do uso indevido.

1 grama, meia hora a 20 minutos antes de cada refeição do dia é o principal a ter em mente. Exceder essas doses pode lever a episódios gastrointestinais irritantes. E, embora no passado se pensasse que o Lipozene prejudicava as pessoas com diabetes, vários estudos recentes esclareceram que, é exatamente o contrário, já que a fibra solúvel pode reduzir a glicose em jejum.

Perguntas frequentes

Como sei se este produto é adequado para mim?

Esta é uma das questões mais recorrentes. Geralmente a experiência anterior de outras pessoas é o seu principal ponto de referência. Conhecer o corpo e consultar um bom nutricionista é o melhor passo que pode dar por você antes de decidir usar ou não o suplemento.

Quantas cápsulas traz cada embalagem?

Todas as embalagens de Lipozene, disponíveis tanto no site oficial quanto na Amazon, têm um custo aproximado de 30 dólares e trazem 30 cápsulas cada.

Quantas pílulas devem ser tomadas diariamente?

Cada pílula pesa cerca de meio grama. Portanto, é necessário consumir duas para completar o grama recomendado. Lembre-se que o consumo do suplemento deve ser realizado pelo menos meia hora antes de cada refeição. Portanto, em média, podem ser tomadas cerca de seis cápsulas por dia, distribuidas pelas 3 principais refeições do dia.

Quão seguro é o Lipozene?

O maior risco oferecido pelo suplemento é a inflamação na garganta e a possibilidade de sufocamento devido ao efeito de expansão da fibra. No entanto, consumir grandes quantidades de água será o suciente para evitar esse tipo de episódios.

Qual é a função do Lipozene?

O lipozene aumenta o seu volume até 200 vezes no estômago da pessoa que o consome, o que cria uma sensação de saciedade e evita o consumo de mais calorias.

Usar, sim ou não?

Não vejo razão para recomendar o uso do suplemento. Pode ser uma forma rápida para perder peso, mas uma dieta com pílulas não é certamente o jeito correto de emagrecer, principalmente quando se pretende manter o peso conquistado após o processo.

Embora eu acredite que, ocasionalmente, o consumo de glucomanano em pó (misturar com batidos é um ótimo meio de ingestão) pode ser benéfico devido a várias razões, não recomendo o seu consumo em em cápsula.

Se deseja experimentar o glucomanan, existem formas alternativas de consumi-lo por meio da alimentação, incluindo as versões em pó e a farinha, além do macarrão shirataki. Saiba mais sobre esta fibra Aqui.

As melhores alternativas

Deseja queimar gordura de forma saudável e sustentável? Existem nutrientes incríveis que pode adicionar à sua dieta e ao seu estilo de vida. Confira alguns!

Alimentos que queimam gordura: uma perda de peso de longo prazo tem muito mais a ver com os alimentos que ingerimos, do que com a toma de pilulas “mágicas”. Experimente consumir vinagre de maçã, caldo de osso, sementes de chia, frango, óleo de coco e outros alimentos que provocam a queimaa de gordura.

Áido linoleico conjugado: Apesar do nome intimidante, o ácido linoleico conjugado (ALC) é uma gordura poli-insaturada que o corpo não consegue produzir por conta própria e que, portanto, deve ser suprida por meio da alimentação. As melhores fontes de ácido linoleico conjugado são a manteiga, a carne vermelha e os laticínios.

Óleo essencial de toranja: Usar o óleo essencial de toranja pode acelerar o metabolismo, reduzir o apetite de forma segurança e aumentar os níveis de energia.

Chás de ervas:  Os chás, como o chá verde de matcha, o chá roobios e a erva-mate, contêm antioxidantes úteis na perda de peso e agem no antienvelhecimento.

Probióticos: Os alimentos com probióticos promovem a proliferação de bactérias boas no intestino e estão associados a um emagrecimento mais eficiente, além de reduzir o risco de obesidade. (R)

Crômio: Nas doses certas, os suplementos de crômio podem aumentar a massa muscular magra, reduzir o apetite e promover a queima de gordura.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Caroline Vallinhos (Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006)

Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006

A Drª Caroline Vallinhos é graduada em ciências da nutrição pela Universidade de Guarulhos/SP. Possui 7 anos de experiência em Nutrição clínica e estética. Forte atuação em coaching de emagrecimento e qualidade de vida para pessoas em busca de melhoria alimentar e enfermos com necessidade de melhoria de quadro clínico.

Vasta experiência com consultoria para empresas do ramo alimentício, tais como grandes indústrias de alimentos, cozinhas experimentais e mercado de food service.

Com registro no Conselho Regional de Nutricionistas CRN-3 (Brasil) nº 37006

Também pode encontrar a Drª Caroline Vallinhos no Linkedin, Facebook: e Instagram.

Telefone: (11) 97670-1909 Atendimento em Guarulhos - SP (Região Jardim Maia)