Liv Tyler

Revisado por Andre a 28 outubro 2018

Liv Rundgren Tyler nasceu em Nova Iorque, Estados Unidos da América, a 1 de Julho de 1997. Liv Tyler é filha de Bebe Buel, modelo, cantora e antiga playmate da Playboy e do vocalista dos Aerosmith, Steven Tyler. A sua mãe foi buscar a inspiração para o seu nome, na atriz norueguesa Liv Ullmann.

Liv Tyler Antes e Depois e Biografia

Liv Tyler tem três meio-irmãos: Mia Tyler (nascida em 1978), Chelsea Anna Tallarico (nascida em 1989) e Taj Monroe Tallarico (nascido em 1992). Quando Liv nasceu, a sua mãe afirmou que ela era filha de Todd Rundgren, estrela rock multi-instrumentista, autor e produtor discográfico com quem vivia na altura.

Quanto tinha oito anos de idade, Liv conheceu Steve Tyler e a sua filha Mia e reparou de imediato na grande parecença entre ela ela e a outra filha de Tyler. Pouco tempo depois questionou a sua mãe relativamente à sua paternidade e descobriu a verdade.

O assunto apenas foi tornado público cinco anos mais tarde, quando Liv alterou o seu último nome para Tyler, mantendo ainda assim Rundgren como seu nome intermédio. Quando questionada sobre as razões que a levaram a ocultar a verdade sobre a paternidade de Liv, Buel afirmou que o fez porque Steve era altamente viciado em drogas, na altura do seu nascimento. Após saber que Steve era o seu verdadeiro pai, Liv desenvolveu com ele uma relação próxima.

Na sua infância, Liv Tyler estudou na Congressional Schools em Virgínia e na Waynflete School, em Portland. Voltou com a sua mãe para Nova Iorque, quando tinha 12 anos e inscreveu-se na York Preparatory.

Buell escolheu esta escola para a sua filha, porque julgou ser a mais adequada, tendo em conta a Desordem por Défice de Atenção com Hiperatividade, que afetava Liv. Este problema obrigou-a a começar a tomar Ritalin aos 14 anos de idade, medicamento que ainda hoje é obrigada a tomar. Liv deu por concluídos os seus estudos em 1995 e resolveu concentrar-se numa carreira de representação.

Tyler conseguiu o seu primeiro trabalho na moda com 14 anos. Curiosamente, foi a antiga modelo checa Paulina Porizkova quem lhe tirou um conjunto de fotografias que despertaram a atenção na revista Interview. Pouco tempo depois, surgiu em vários anúncios televisivos.

Menos de um ano após ter iniciado a sua carreira como modelo, Liv sentiu-se aborrecida e resolveu tentar uma carreira como atriz. A sua primeira aparição televisiva mais relevante foi o videoclipe da música “Crazy”, dos Aerosmith, a banda do seu pai. Neste videoclipe também aparecia a conhecida atriz Alicia Silverstone .

Apesar de nunca ter tido aulas de representação, Liv Tyler conseguiu entrar rapidamente no mundo do cinema. Em 1994, surgiu em “Silent Fall”, vestindo a pele de irmã mais velha de um rapaz autista. No ano seguinte, entrou em “Empire Records”. Tyler descreveu a sua participação neste filme como uma das melhores experiências da sua vida.

Em 1996, entrou no drama “Heavy”, do realizador James Mangold, sendo considerada pela crítica, uma “surpresa positiva”.O momento de viragem rumo ao estrelato chegou com o filme “Stealing Beauty” (1996), no qual desempenhou o papel de Lucy Harmon, uma adolescente romântica e inocente que viajou para Itália com a pretensão de perder a virgindade.

Apesar das críticas ao filme não terem sido consensuais, Tyler mereceu amplas opiniões positivas por parte dos críticos especializados. Ainda no mesmo ano, Tyler participou em “That Thing You Do!”, um filme escrito e dirigido por Tom Hanks.

Em 1997, Liv apareceu apenas em “Inventing the Abbotts”. Durante o referido ano, Tyler foi eleita como uma das 50 Pessoas Mais Bonitas do Mundo, pela revista People.

No ano seguinte, Liv Tyler entrou em “Armageddon”, no papel de filha de Bruce Willis e de alvo da atenção romântica da personagem de Ben Affleck. Na banda sonora do filme estavam presentes duas músicas dos Aerosmith. Este filme foi um sucesso comercial, faturando 553 milhões de dólares a nível mundial.

Liv Tyler contou depois que havia recusado este papel várias vezes, mas que acabara por mudar de opinião, quando percebeu que na verdade estava com medo.

Nos anos seguintes, entrou em “Onegin” (1999), “Cookie’s Fortune” (1999) e em “Dr. T & the Women” (2000). Em 2001, protagonizou “One Night at McCool’s”, juntamente com Matt Dillon, John Goodman e Paul Reiser. No mesmo ano, brilhou em “The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring”, do realizador Peter Jackson.

Participou depois no segundo e no terceiro filme da saga: “The Lord of the Rings: The Two Towers” e “The Lord of the Rings: The Return of the King”. A trilogia deu-lhe uma visibilidade internacional acrescida, uma vez que todos os filmes alcançaram um elevado grau de aceitação por parte do público.

Em 2004, voltou às comédias românticas, em “Jersey Girl” (2004). Nesta obra, Liv fez par romântico com Ben Affleck. No ano seguinte surgiu em “Lonesome Jim”, um filme independente de Steve Buscemi.

Apenas voltou ao cinema em 2007, com “Reign Over Me”, onde interagiu com Adam Sandler. Em 2008, apareceu em “The Incredible Hulk”, no papel de Dra. Betty Ross. As suas últimas aparições no cinema datam de 2011, com os filmes “Super” e “The Ledge”.

Liv Tyler não tem muitos relacionamentos conhecidos. Namorou com o ator Joaquin Phoenix durante três anos. Começou depois a namorar em 1998 com o músico inglês Royston Langdon, membro da banda Spacehog. Ficaram noivos em Fevereiro de 2001 e casaram a 25 de Março de 2003, nos Barbados.

A 14 de Dezembro de 2004, nasceu Milo William Langdon, o filho do casal. Em Maio de 2008, representantes do casal deram a notícia da sua separação amigável.

Liv Tyler está envolvida ativamente em causas humanitárias, sendo Embaixadora da Boa Vontade da UNICEF, nos Estados Unidos. Liv também fez avultadas doações para o Women’s Cancer Research Fund, instituição vocacionada para a prevenção e investigação relativamente ao cancro feminino.

Galeria de Fotos:

Pesquisar Mais Famosos Antes e Depois de A a Z:

IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT