10 Remédios caseiros para descamação na pele dos pés

Se deseja começar sempre o dia com o pé direito, é importante manter a saúde dos pés em dia. A má higiene e a pele seca podem desencadear vários problemas dermatológicos. A descamação da pele nos pés é apenas um exemplo. Apesar de ser um evento que não cause grandes riscos, o incômodo, as dores, e o mau aspecto dos pés, são motivo suficiente para que a mulher se preocupe em encontrar uma solução para essa descamação.

Como Se Livrar Da Descamação Da Pele Nos Pés

Existem várias causas para a descamação da pele nos pés, e incluem:

  • a falta de humidade ou desidratação, resultando numa pele excessivamente seca;
  • o acúmulo de pele morta nas solas dos pés (planta dos pés), tornando a pele escamosa;
  • queimaduras solares;
  • infecções fúngicas;
  • outras condições de pele como a artrite reativa, dermatite e algum tipo de reação alérgica.

A pele também pode se tornar muito seca devido ao próprio ambiente ou ao excesso de atividade física. O resultado dessa secura faz com que a pele encolha e comece a descamar.

As pessoas com a diabetes e aquelas que não praticam a higiene adequada dos pés também têm uma maior predisposição para esse tipo de problema.

Além disso, as pessoas que não têm o hábito de usar sapatos fechados ou meias e costumam ter os pés expostos ao seco ou temperaturas extremas também estão em maior risco de desenvolver descamação.

Se não for tratada adequadamente, a descamação de pele nos pés pode originar maiores complicações. É importante identificar a causa da descamação para serem usados os remédios caseiros certos, e rapidamente resolver o problema sem maiores complicações.

A maioria dos tratamentos caseiros indicados são simples de aplicar e oferecem resultados rápidos. Confira as 10 melhores maneiras de se livrar da descamação de pele nos pés:

Água Morna

Mergulhar os pés em água morna diariamente durante alguns minutos ajuda a amolecer e soltar a pele morta acumulada, facilitanto a sua remoção com o uso de uma pedra-pomes ou escova para limpar os pés. Além disso, ajuda a aliviar as tensões musculares e tem um efeito relaxante no corpo.

  1. Encha uma pequena banheira com água morna.
  2. Mergulhe os pés durante 10 minutos.
  3. De seguida use uma pedra-pomes para esfoliar a pele morta e os calos das solas dos pés.
  4. Lave os pés com água limpa e seque-os completamente.
  5. Passe um bom creme hidratante no local.
  6. Calce um par de meias para ajudar a bloquear a umidade.
  7. Repita regularmente e verá resultados rápidos.

Para tornar o tratamento ainda mais eficaz, adicione um pouco de sal de Epsom à água. A quantidade elevada de magnésio no sal ajuda a remover toxinas dos pés, o que, por sua vez, ajuda a combater a descamação da pele.

Massagem com óleos

A secura da pele é a principal causa de descamação na pele nos pés. Para evitar este acontecimente é importante manter a pele sempre hidratada.

Massagear os pés regularmente com alguns óleos é uma boa forma de manter a pele hidratada. Pode escolher óleos naturais, como o óleo de amêndoas, óleo de coco ou azeite. Qualquer uma destas escolhas irá maximizar a hidratação da pele e ajudar no combate a problemas de descamação.

  1. Leve um pouco de azeite, óleo de coco ou óleo de amêndoa ao microondas.
  2. Esfregue uma quantidade generosa do óleo quente na área afetada.
  3. Massageie suavemente os pés para o óleo penetrar profundamente na pele.
  4. Realize o procedimento 2 a 3 vezes ao dia e obterá melhorias.

Realize a massagem apenas após lavar os pés.

Aloe Vera (Babosa)

Quando a pele dos pés estiver descascando devido à secura excessiva ou a uma queimadura solar, uma boa solução é usar o gel de babosa. As propriedades medicinais da babosa ajudam a umedecer a região, mantendo a pele bem hidratada, além de ajudar também a reduzir processos inflamatórios, irritações e coceiras.

Com o nome científico de Aloe vera, a Babosa também ajuda a maximizar a produção de colágeno – importante para uma pele saudável.

  • Misture 2 colheres de sopa de gel de Babosa e algumas gotas de óleo de vitamina E. Passe nos pés e deixe secar por conta própria. De seguida enxágue com água morna. Repita o procedimento 2 a 3 vezes ao dia durante pelo menos 1 semana.
  • Para maximizar os benefícios do remédio, antes de ir para a cama aplique o gel de aloe vera nos pés e use um par de meias durante a noite.

Aveia

Aveia

A farinha de aveia é outro remédio natural que funciona perfeitamente. Ajuda a remover a pele morta acumulada, além de suavizar e hidratar a pele. Também é útil na redução da coceira e irritação associadas à descamação da pele.

  • Misture 2 colheres de sopa de farinha de aveia a uma pequena quantidade de água de rosas (o suficiente para fazer uma pasta). Se não tiver água de rosas, use água pura ou leite. Aplique a pasta nos pés e deixe secar. De seguida esfregue os pés. Enxágue com água fria e seque. Repita o procedimento uma vez por dia.
  • Alternativamente, adicione 1 xícara de aveia em pó a uma banheira com água morna e mergulhe os pés na mistura durante 10 minutos. Enxágue os pés com água limpa, seque-os com uma toalha, e aplique um bom hidratante.

Glicerina

Outro ingrediente facilmente encontrado nos nossos lares e muito eficaz no tratamento da descamação da pele é a glicerina. O composto ajuda a manter a pele hidratada e a torná-la mais suave e macia.

  • Misture quantidades iguais de glicerina e água de rosas, e passe a mistura nos pés. Deixe atuar durante 20 minutos, e enxágue com água morna. Realize o procedimento duas vezes por dia.
  • Alternativamente, misture 1 colher de sopa de suco de glicerina e limão, 3 colheres de sopa de sal marinho e 1 colher de chá de água de rosas. Aplique a mistura nos pés e deixe secar naturalmente. De seguida, esfolie e termine enxáguando os pés com água fria. Pode realizar o processo 1 a 2 vezes por semana.

Limão

Altamente ácido, o limão ajuda a eliminar as células mortas da pele dos pés e, ao mesmo tempo, aliviar a pele em caso de queimaduras solares.

  • Misture o suco de 1 limão a uma pequena banheira com água morna. Mergulhe os pés durante 10 minutos. De seguida esfregue os pés com uma bucha ou escova. Termine enxaguando os pés com água e seque. No final aplique hidratante leve. Realize o procedimento 2 a 3 vezes por semana.
  • Alternativamente, misture 1 colher de chá de vaselina e o suco de 1 limão. Antes de ir para a cama, aplique a mistura nos pés, especialmente nas áreas que estão mais ressecadas. Use um par de meias secas durante a noite. Na manhã seguinte, esfolie os pés. Repita o procedimento regularmente.

Cuidados a ter: Não use limão se tiver cortes ou feridas abertas nos pés.

Vick Vaporub

Outro remédio surpreendente, porém muito eficaz para a descamação dos pés, é massagear a pele com a pomada Vicks Vaporub, pois sendo emoliente, ajuda a hidratar a pele. Além das propriedades emolientes, devido ao mentol presente no bálsamo, o Vick Vaporub pode também ajudar a combater infecções originadas por fungos que podem ser a causa dos pés rachados.

  1. Aplique uma camada grossa de Vick Vaporub nos pés.
  2. Massageie suavemente os pés com o bálsamo durante alguns minutos.
  3. Coloque um par de meias para ajudar na penetração da pomada durante a noite.
  4. Na manhã seguinte, enxágue os pés com água morna.
  5. Realize o procedimento uma vez por dia durante cerca de uma semana.

Mel

O mel ajuda a manter a pele bem hidratada. Contém água, óleo e enzimas que o tornam um ótimo hidratante natural para a pele, um agente antibacteriano eficaz no tratamento da descamação da pele nos pés, e benéfico na redução de coceiras e irritações da pele.

  • Esfregue uma pequena quantidade de mel na região afetada, e deixe atuar durante 10 a 20 minutos antes de enxaguar com água morna. Realize o procedimento 2 a 3 vezes ao dia.
  • Em alternativa, encha uma pequena banheira com água morna. Adicione 2 a 3 colheres de sopa de mel. Mergulhe os pés durante 10 minutos. De seguida, lave-os com água limpa e cubra-os com umas meias. Repita o processo uma vez por dia.

Banana

A  banana também têm propriedades que ajudam na remoção de células mortas acumuladas na pele, além de também ajuda a manter a pele hidratada.

Para tratar a descamação da pele, escolha sempre uma banana madura.

  • Amasse uma banana madura até que fique uma pasta grossa, você também pode adicionar algumas colheres de chá de mel na massa. Passe nos pés por 10 a 15 minutos e em seguida  enxágue com água morna. Você pode usar  remédio todos os dias.
  • Alternativamente, faça uma pasta de 1 banana madura, ½ abacate e 1 colher de chá de casca de laranja em pó. Passe nos pés e deixe-o agindo por 30 minutos. Lave os pés com água morna e seque suavemente, em seguida aplique um hidratante leve. Faça esse processo uma vez por dia.

Aspirina

A aspirina combinada com suco de limão fresco funciona como um maravilhoso peeling natural para os pés.

O ácido salicílico na aspirina e a propriedade ácida dos limões ajudam a remover a pele morta dos seus pés.

  1. Mergulhe os pés em água morna por 15 minutos. Você também pode adicionar 2 colheres de sopa de sal de Epsom à água.
  2. Seque seus pés completamente.
  3. Amasse 10 pílulas de aspirina puras até que formem um pó..
  4. Adicione 1 ou 2 colheres de sopa de suco de limão fresco ao pó e misture até que se forme uma pasta.
  5. Passe a pasta nos seus pés.
  6. Cubra os pés com uma saco plástico e deixe a pasta agir pelo menos por 2 horas.
  7. Remova o invólucro de plástico, lave os pés e deixem eles secarem completamente.
  8. Aplique um hidratante.
  9. Repita uma vez por dia por alguns dias ou até a pele se curar.

Dicas adicionais

Descamação Da Pele Nos Pés Em Bebê

  • Você pode usar um esfoliador eletrônico para limpar  a pele morta e suavizar as solas rachadas e a pele descascando.
  • Mantenha sempre os seus pés hidratados usando um hidratante de boa qualidade.
  • Antes de dormir aplique uma camada grossa de vaselina nos pés e coloque um par de meias limpas. Enxágue pela manhã.
  • Limite o banho a não mais de 10 minutos e evite água muito quente.
  • Sempre procure passar um creme hidratante nos pés imediatamente após o banho para ajudar a reter a umidade nos pés.
  • Evite usar sabonete para limpar os pés. Em vez disso, use cremes para limpeza ou gel de banho com hidratantes adicionados.
  • No inverno a baixa umidade pode prejudicar a pele, por isso, certifique-se de manter os pés sempre protegidos usando meias.
  • Use um umidificador para aumentar a umidade do ar dentro de casa.
  • É importante examinar os pés regularmente, especialmente as áreas entre os dedos dos pés e verificar se há sinais de uma infecção por fungos.
  • Mude seus sapatos,meias regularmente.
  • Sempre aplique protetor solar nos pés antes de sair da casa para evitar que eles sofram queimaduras solares.
  • É importante comer uma dieta saudável, de modo a ter uma pele saudável.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.