Se deseja começar sempre o dia com o pé direito, é importante manter a saúde dos pés em dia. A má higiene e a pele seca podem desencadear vários problemas dermatológicos. A descamação da pele nos pés é apenas um exemplo. Apesar de ser um evento que não cause grandes riscos, o incômodo, as dores, e o mau aspecto dos pés, são motivo suficiente para que a mulher se preocupe em encontrar uma solução para essa descamação.
Existem várias causas para a descamação da pele nos pés, e incluem:
- a falta de humidade ou desidratação, resultando numa pele excessivamente seca;
- o acúmulo de pele morta nas solas dos pés (planta dos pés), tornando a pele escamosa;
- queimaduras solares;
- infecções fúngicas;
- outras condições de pele como a artrite reativa, dermatite e algum tipo de reação alérgica.
A pele também pode se tornar muito seca devido ao próprio ambiente ou ao excesso de atividade física. O resultado dessa secura faz com que a pele encolha e comece a descamar.
As pessoas com a diabetes e aquelas que não praticam a higiene adequada dos pés também têm uma maior predisposição para esse tipo de problema.
Além disso, as pessoas que não têm o hábito de usar sapatos fechados ou meias e costumam ter os pés expostos ao seco ou temperaturas extremas também estão em maior risco de desenvolver descamação.
Se não for tratada adequadamente, a descamação de pele nos pés pode originar maiores complicações. É importante identificar a causa da descamação para serem usados os remédios caseiros certos, e rapidamente resolver o problema sem maiores complicações.
A maioria dos tratamentos caseiros indicados são simples de aplicar e oferecem resultados rápidos. Confira as 10 melhores maneiras de se livrar da descamação de pele nos pés:
Água Morna
Mergulhar os pés em água morna diariamente durante alguns minutos ajuda a amolecer e soltar a pele morta acumulada, facilitando a sua remoção com o uso de uma pedra-pomes ou escova para limpar os pés. Além disso, ajuda a aliviar as tensões musculares e tem um efeito relaxante no corpo.
- Encha uma pequena banheira com água morna.
- Mergulhe os pés durante 10 minutos.
- De seguida use uma pedra-pomes para esfoliar a pele morta e os calos das solas dos pés.
- Lave os pés com água limpa e seque-os completamente.
- Passe um bom creme hidratante no local.
- Calce um par de meias para ajudar a bloquear a umidade.
- Repita regularmente e verá resultados rápidos.
Para tornar o tratamento ainda mais eficaz, adicione um pouco de sal de Epsom à água. A quantidade elevada de magnésio no sal ajuda a remover toxinas dos pés, o que, por sua vez, ajuda a combater a descamação da pele.
Massagem com óleos
A secura da pele é a principal causa de descamação na pele nos pés. Para evitar este acontecimento é importante manter a pele sempre hidratada.
Massagear os pés regularmente com alguns óleos é uma boa forma de manter a pele hidratada. Pode escolher óleos naturais, como o óleo de amêndoas, óleo de coco ou azeite. Qualquer uma destas escolhas irá maximizar a hidratação da pele e ajudar no combate a problemas de descamação.
- Leve um pouco de azeite, óleo de coco ou óleo de amêndoa ao microondas.
- Esfregue uma quantidade generosa do óleo quente na área afetada.
- Massageie suavemente os pés para o óleo penetrar profundamente na pele.
- Realize o procedimento 2 a 3 vezes ao dia e obterá melhorias.
Realize a massagem apenas após lavar os pés.
Aloe Vera (Babosa)
Quando a pele dos pés estiver descascando devido à secura excessiva ou a uma queimadura solar, uma boa solução é usar o gel de babosa. As propriedades medicinais da babosa ajudam a umedecer a região, mantendo a pele bem hidratada, além de ajudar também a reduzir processos inflamatórios, irritações e coceiras.
Com o nome científico de Aloe vera, a Babosa também ajuda a maximizar a produção de colágeno – importante para uma pele saudável.
- Misture 2 colheres de sopa de gel de Babosa e algumas gotas de óleo de vitamina E. Passe nos pés e deixe secar por conta própria. De seguida enxágue com água morna. Repita o procedimento 2 a 3 vezes ao dia durante pelo menos 1 semana.
- Para maximizar os benefícios do remédio, antes de ir para a cama aplique o gel de aloe vera nos pés e use um par de meias durante a noite.
Aveia
A farinha de aveia é outro remédio natural que funciona perfeitamente. Ajuda a remover a pele morta acumulada, além de suavizar e hidratar a pele. Também é útil na redução da coceira e irritação associadas à descamação da pele.
- Misture 2 colheres de sopa de farinha de aveia a uma pequena quantidade de água de rosas (o suficiente para fazer uma pasta). Se não tiver água de rosas, use água pura ou leite. Aplique a pasta nos pés e deixe secar. De seguida esfregue os pés. Enxágue com água fria e seque. Repita o procedimento uma vez por dia.
- Alternativamente, adicione 1 xícara de aveia em pó a uma banheira com água morna e mergulhe os pés na mistura durante 10 minutos. Enxágue os pés com água limpa, seque-os com uma toalha, e aplique um bom hidratante.
Glicerina
Outro ingrediente facilmente encontrado nos nossos lares e muito eficaz no tratamento da descamação da pele é a glicerina. O composto ajuda a manter a pele hidratada e a torná-la mais suave e macia.
- Misture quantidades iguais de glicerina e água de rosas, e passe a mistura nos pés. Deixe atuar durante 20 minutos, e enxágue com água morna. Realize o procedimento duas vezes por dia.
- Alternativamente, misture 1 colher de sopa de suco de glicerina e limão, 3 colheres de sopa de sal marinho e 1 colher de chá de água de rosas. Aplique a mistura nos pés e deixe secar naturalmente. De seguida, esfolie e termine enxáguando os pés com água fria. Pode realizar o processo 1 a 2 vezes por semana.
Limão
Altamente ácido, o limão ajuda a eliminar as células mortas da pele dos pés e, ao mesmo tempo, aliviar a pele em caso de queimaduras solares.
- Misture o suco de 1 limão a uma pequena banheira com água morna. Mergulhe os pés durante 10 minutos. De seguida esfregue os pés com uma bucha ou escova. Termine enxaguando os pés com água e seque. No final aplique hidratante leve. Realize o procedimento 2 a 3 vezes por semana.
- Alternativamente, misture 1 colher de chá de vaselina e o suco de 1 limão. Antes de ir para a cama, aplique a mistura nos pés, especialmente nas áreas que estão mais ressecadas. Use um par de meias secas durante a noite. Na manhã seguinte, esfolie os pés. Repita o procedimento regularmente.
Cuidados a ter: Não use limão se tiver cortes ou feridas abertas nos pés.
Vick Vaporub
Outro remédio surpreendente, porém muito eficaz para a descamação dos pés, é massagear a pele com a pomada Vicks Vaporub, pois sendo emoliente, ajuda a hidratar a pele. Além das propriedades emolientes, devido ao mentol presente no bálsamo, o Vick Vaporub pode também ajudar a combater infecções originadas por fungos que podem ser a causa dos pés rachados.
- Aplique uma camada grossa de Vick Vaporub nos pés.
- Massageie suavemente os pés com o bálsamo durante alguns minutos.
- Coloque um par de meias para ajudar na penetração da pomada durante a noite.
- Na manhã seguinte, enxágue os pés com água morna.
- Realize o procedimento uma vez por dia durante cerca de uma semana.
Mel
O mel ajuda a manter a pele bem hidratada. Contém água, óleo e enzimas que o tornam um ótimo hidratante natural para a pele, um agente antibacteriano eficaz no tratamento da descamação da pele nos pés, e benéfico na redução de coceiras e irritações da pele.
- Esfregue uma pequena quantidade de mel na região afetada, e deixe atuar durante 10 a 20 minutos antes de enxaguar com água morna. Realize o procedimento 2 a 3 vezes ao dia.
- Em alternativa, encha uma pequena banheira com água morna. Adicione 2 a 3 colheres de sopa de mel. Mergulhe os pés durante 10 minutos. De seguida, lave-os com água limpa e cubra-os com umas meias. Repita o processo uma vez por dia.
Banana
A banana também têm propriedades que ajudam na remoção de células mortas acumuladas na pele, além de também ajuda a manter a pele hidratada.
Para tratar a descamação da pele, escolha sempre uma banana madura.
- Amasse uma banana madura até que fique uma pasta grossa, você também pode adicionar algumas colheres de chá de mel na massa. Passe nos pés por 10 a 15 minutos e em seguida enxágue com água morna. Você pode usar remédio todos os dias.
- Alternativamente, faça uma pasta de 1 banana madura, ½ abacate e 1 colher de chá de casca de laranja em pó. Passe nos pés e deixe-o agindo por 30 minutos. Lave os pés com água morna e seque suavemente, em seguida aplique um hidratante leve. Faça esse processo uma vez por dia.
Aspirina
A aspirina combinada com suco de limão fresco funciona como um maravilhoso peeling natural para os pés.
O ácido salicílico na aspirina e a propriedade ácida dos limões ajudam a remover a pele morta dos seus pés.
- Mergulhe os pés em água morna por 15 minutos. Você também pode adicionar 2 colheres de sopa de sal de Epsom à água.
- Seque seus pés completamente.
- Amasse 10 pílulas de aspirina puras até que formem um pó..
- Adicione 1 ou 2 colheres de sopa de suco de limão fresco ao pó e misture até que se forme uma pasta.
- Passe a pasta nos seus pés.
- Cubra os pés com uma saco plástico e deixe a pasta agir pelo menos por 2 horas.
- Remova o invólucro de plástico, lave os pés e deixem eles secarem completamente.
- Aplique um hidratante.
- Repita uma vez por dia por alguns dias ou até a pele se curar.
Dicas adicionais
- Você pode usar um esfoliador eletrônico para limpar a pele morta e suavizar as solas rachadas e a pele descascando.
- Mantenha sempre os seus pés hidratados usando um hidratante de boa qualidade.
- Antes de dormir aplique uma camada grossa de vaselina nos pés e coloque um par de meias limpas. Enxágue pela manhã.
- Limite o banho a não mais de 10 minutos e evite água muito quente.
- Sempre procure passar um creme hidratante nos pés imediatamente após o banho para ajudar a reter a umidade nos pés.
- Evite usar sabonete para limpar os pés. Em vez disso, use cremes para limpeza ou gel de banho com hidratantes adicionados.
- No inverno a baixa umidade pode prejudicar a pele, por isso, certifique-se de manter os pés sempre protegidos usando meias.
- Use um umidificador para aumentar a umidade do ar dentro de casa.
- É importante examinar os pés regularmente, especialmente as áreas entre os dedos dos pés e verificar se há sinais de uma infecção por fungos.
- Mude seus sapatos,meias regularmente.
- Sempre aplique protetor solar nos pés antes de sair da casa para evitar que eles sofram queimaduras solares.
- É importante comer uma dieta saudável, de modo a ter uma pele saudável.
Dermatologista - CRM: 46.608 / RQE: 32.368
O Dr. Daniel Seixas Dourado é Graduado em Medicina pela Universidade Severino Sombra – RJ – 2007. Para além disso possui:
- Especialização em Dermatologia: Hospital Eduardo de Meneses (FHEMIG) – 2009.
- Pós-Graduação Lato-Sensu em Medicina e Cirurgia Aplicada a Estética: CEMEPE – Belo Horizonte – 2010.
- Título de especialista em Dermatologia: Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e pela associação médica brasileira – AMB.
- Especialização em cirurgia da restauração capilar: Facultè de médecine Pierre et Marie de Curie de Paris / France – 2014.
- É membro titular da sociedade brasileira de dermatologia – SBD.
- Membro titular da sociedade brasileira de cirurgia Dermatológica (SBCD).
- Membro da associação brasileira de cirurgia e restauração capilar- ABCRC.
Endereço: Rua Bernardo Guimarães, 2717, sala 903 - Santo Agostinho, Belo Horizonte – MG
Email: atendimento@drdanieldourado.com.br
Telefone: (31) 9 9446 2446
Também pode encontrar o Dr. Daniel no Linkedin, Facebook e Instagram. Pode consultar o Currículo Lattes Aqui.
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.