-->Livro: Como Tornar-se Doente Mental - Educar Saúde

Livro: Como Tornar-se Doente Mental

Publicado em 03/12/2009. Revisado por Equipe Editorial a 27 julho 2018

livroCOMO TORNAR-SE DOENTE MENTAL
José Luís Pio Abreu
Dom Quixote
168 pags, 14, 40€

Aprender a ser doente mental

“Como tornar-se fóbico”, “Como tornar-se paranóico”, “Como tornar-se obsessivo-compulsivo”, “Como tornar-se esquizofrénico”. Estes são alguns dos ensinamentos transmitidos no livro Como tornar-se doente mental.

O autor, José Luís Pio Abreu, acredita na inteligência humana e dá indicações práticas aos leitores sobre como adquirir uma perturbação mental, uma vez que os livros com regras e ensinamentos para uma vida mental saudável parecem não ter alcançado grandes resultados.

Cada capítulo começa com um quadro, onde, por tópicos, se traçam os objectivos a alcançar se quiser sofrer daquela patologia.

Segue-se depois uma resenha sobre a história e contextos daquela doença.

A crítica tem aplaudido a obra, destacando-se a opinião de Luís Robalo de Campos:

“É um livro inteligente e irónico; divertido e sério […]. O princípio teórico deste livro poderia ser comparado ao princípio biológico da vacina:

Administrar o vírus da doença para o corpo criar os anticorpos necessários para a evitar”.

Sobre o autor

Psiquiatra do Hospital da Universidade de Coimbra e professor associado da Faculdade de Medicina, José Luís Pio Abreu tem desenvolvido e orientado investigações no âmbito da psiquiatria biológica e psicoterapias.

Já publicou diversos títulos, como O Modelo do Psicodrama Moreniano, Introdução à Psicopatologia Compreensiva.

Além da sua profissão, tem sido um cidadão activo na sociedade, tendo desempenhado actividades políticas, sociais e culturais, com a escrita de artigos de opinião e colunas em jornais de tiragem nacional.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Equipe Editorial

A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.