LIVRO – CONFISSÕES DE UMA CIRURGIÃ

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018
LIVRO – CONFISSÕES DE UMA CIRURGIÃ
Gabriel Weston
Lua de Papel
160 pags, 15 €

Um diário de sentimentos médicos

Confissões de uma Cirurgiã, As Emoções de uma Profissão de Vida ou Morte é, como o título indica, um livro que põe a nu os sentimentos de uma médica que, diariamente, lida com a dor, o sofrimento, a morte.
Cru, realista, este relato de casos fictícios inspirados na vivência quotidiana da autora reflecte sobre os momentos de incapacidade, de esgotamento físico e psicológico vividos no bloco operatório ou nas noites de “banco”, e sobre a dificuldade em lidar com a morte dos doentes que se sabe inevitável.
Mas este é também, e acima de tudo, o testemunho de uma cirurgiã que adora a sua profissão. “Desde o início da Faculdade de Medicina que achei a cirurgia não só prática como bela”, afirma a autora, que não esquece que “o primeiro dever do médico é para com o seu doente”.

Sobre a autora

Gabriel Weston começou por estudar Humanidades e chegou a tirar um Mestrado em Literatura Inglesa na Universidade de Edimburgo, no Reino Unido. Só mais tarde, aos 23 anos, decidiu licenciarse em Medicina, tendo concluído a sua formação em 2003, como cirurgiã. Tornou-se membro do Royal College of Surgeons e exerceu a profissão até ao nascimento do primeiro filho. Actualmente dedica-se à cirurgia apenas em part time.