-->LIVRO - EM DEFESA DA COMIDA - Educar Saúde

LIVRO – EM DEFESA DA COMIDA

Publicado em 10/04/2010. Revisado por Equipe Editorial a 1 novembro 2016
LIVRO – EM DEFESA DA COMIDA
Michael Pollan
Dom Quixote
258 pags, 16, 00€
Do prazer à espiritualidade

“Coma comida. Mas não em excesso. Vegetais, sobretudo. É esta, mais ou menos, a resposta breve à questão aparentemente demasiado complexa e confusa sobre o que nós, humanos, deveríamos comer para termos a melhor saúde possível”, afirma Michael Pollan na introdução de Em Defesa da Comida. Ao longo das páginas do livro, o autor mostra-nos como podemos começar a fazer as escolhas alimentares acertadas, que vão melhorar as nossas vidas, proporcionar saúde e trazer de novo o prazer para a mesa.
É preciso que alguém defenda a comida porque, na chamada dieta ocidental, esta foi substituída pelos nutrientes, e o bom senso pela confusão.

Segundo o escritor, os alimentos que ingerimos actualmente não são produtos da natureza, mas sim produtos da ciência alimentar. Por isso defende que a comida verdadeira está ligada ao prazer, à comunidade, à família e à espiritualidade. Pollan não defende dietas vegan, nem aconselha ninguém a deixar de comer seja o que for, apenas a saber respeitar o alimento, a origem e o objectivo. O autor acredita estar apenas a argumentar que devemos voltar para o centro das nossas vidas, dedicarmo-nos mais a elas. E que, se conseguirmos, seremos recompensados.

Sobre o autor

Michael Pollan nasceu em 1955 em Long Island, nos EUA, e foi educado no Bennington College, no Oxford University e na Columbia University, onde tirou um mestrado de Inglês. Actualmente vive no norte da Califórnia, em San Francisco Bay Area, com a sua esposa, a pintora Judith Belzer, e o seu filho, Isaac. Nos últimos vinte anos, tem escrito livros e artigos sobre lugares onde os mundos humano e natural se cruzam: alimentos, agricultura, jardins, drogas e arquitectura. É autor de quatro outros livros, entre os quais O Dilema do Omnívoro e A Botânica do Desejo, ambos bestsellers do New York Times. É ainda colaborador desde há muito tempo da New York Times Magazine e Professor de Jornalismo na Universidade de Berkeley.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Equipe Editorial

A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.