Livro – Liber de Conservanda Sanitate

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018
LIVRO – LIBER DE CONSERVANDA SANITATE
Pedro Hispano
Sociedade Portuguesa de Medicina Interna

Um tratado de Medicina com sete séculos

Liber de Conservanda Sanitate ou o Livro sobre a Conservação da Saúde, na tradução em português, é um manancial histórico.
Neste, encontramos as medidas preventivas propostas por Pedro Hispano para uma melhor saúde. “Quando te levantares, depois de dormires, deambularás um pouco pela casa, estendendo os membros e esfregando as palmas das mãos, dando três espirros, e pentearás a cabeça com um pente de marfim; porquanto a distensão do corpo fortalece a virtude dos espíritos e as forças naturais.
Lava com um bom vinho as narinas e mastiga dois grãos de mastique”, sugere, por exemplo, o autor. Esta é, pois, uma obra à qual os sete séculos passados sobre a data da sua redacção conferem um toque de humor, mas também o estatuto de documento ímpar da História da Medicina.
A edição agora dada à estampa pela Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, com o patrocínio da Bayer HealthCare e da Bayer Schering Pharma, inclui versão em latim, português e inglês.

Sobre o autor

Pedro Hispano foi o único Papa português e o único Papa médico da História, tendo recebido o nome de Papa João XXI. Não obstante, antes de ascender ao trono papal, escreveu uma série de livros essenciais para a Medicina da época. De Oculo, um tratado de Oftalmologia que teve ampla difusão nas universidades europeias; Thesaurus Pauperum (Tesouro dos pobres), que aborda várias doenças e as suas curas e teve cerca de uma centena de edições e foi traduzido para 12 línguas; e Liber de Conservanda Sanitate, uma das primeiras contribuições sistémicas para a Medicina preventiva, são exemplos da vasta produção científica deixada por Pedro Hispano.