Livro – O Médico de Família e a Avaliação da Função Respiratória na Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC)

Publicado em 27/05/2010. Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 12 dezembro 2018
Livro – O Médico de Família e a Avaliação da Função Respiratória na Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC)
António Paes Cardoso, José Manuel Reis Ferreira e Rui Costa
Sociedade Portuguesa de Pneumologia e da Associação Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral
151 pags, Distribuição Gratuita
NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉
O livro e DVD interactivo O Médico de Família e a Avaliação da Função Respiratória na Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) é uma iniciativa dos pneumologistas António Paes Cardoso, José Manuel Reis Ferreira e Rui Costa, especialmente dirigida aos médicos
de família. “Tanto o livro, como a aplicação interactiva foram lançados com o objectivo de desmistificar a espirometria junto dos médicos de Clínica Geral. Estas ferramentas surgem para ajudar a interpretar e avaliar a espirometria e, ao mesmo tempo, dar formação numa patologia que ainda está subdiagnosticada em Portugal”, afirma, em comunicado, o médico de família Rui Costa. De acordo com o referido documento, Reis Ferreira, Chefe de Serviço de Pneumologia do Hospital da Força Aérea, explica: “Queremos sensibilizar o médico de família e ajudá-lo a lidar com a doença pulmonar obstrutiva crónica, uma patologia sob a qual ainda não se faz o controlo ideal”. Segundo Paes Cardoso “este livro e o seu DVD constituem uma ferramenta de ensino para os médicos de família e inserem-se num programa de combate à DPOC, cujo diagnóstico precoce continua a ser fundamental para o sucesso do tratamento, mesmo em doentes assintomáticos”.
Este livro tem o patrocínio da Pfizer e da Boehringer Ingelheim e o aval científico da Sociedade Portuguesa de Pneumologia e da Associação Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral.
Saiba mais sobre:
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.

Publicidade

Livro – O Médico de Família e a Avaliação da Função Respiratória na Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC)