Louro – Benefícios, Propriedades e para que serve a folha de Louro

Conheça algumas das excelentes propriedades, indicações terapêuticas, benefícios do louro para a saúde e para que serve esta folha:

Continua depois da Publicidade

As folhas de louro são ricas num óleo essencial volátil, composto em 45% por cineol; contêm também tanino e um princípio amargo.

Os frutos contêm ainda 25% de matérias gordas formadas pelos ácidos láurico, oleico, palmítico e linoleico.

O princípio activo responsável pelos efeitos medicinais do loureiro é o seu óleo essencial.

folha de louro

Propriedades do loureiro

  • Aperitivo, eupéptico (facilita a digestão) e carminativo (elimina os gases do tubo digestivo). É portanto útil aos inapetentes (que têm fastio) e aos que sofram de digestões difíceis ou pesadas.
  • Suavemente diurético.
  • Emenagogo (estimula a menstruação) e regulador do ciclo menstrual.
  • Anti-reumático e anti-inflamatório muito eficaz, aplicado externamente. O óleo de loureiro ou o bálsamo anti-reumático que se prepara com as folhas de louro, utilizam-se em fricções para aliviar os torcicolos, lombalgias ciáticas, entorses dos tornozelos e outras dores osteomusculares (de ossos e músculos).

Partes utilizadas do loureiro

As folhas e os frutos.

Uso Interno

Chá de Folhas de Louro

Chá de louro: Com um litro de água, prepara-se uma infusão com 20-30 g de folhas de louro, a que se pode acrescentar um punhado de frutos maduros para conseguir maior efeito.

Como aperitivo, toma-se uma chávena dez minutos antes de cada refeição, e, como digestivo, uma chávena depois de cada refeição.

Uso Externo

Óleo de loureiro: Prepara-se deixando macerar durante 10 dias, ao sol, 30 g de folhas de louro num litro de azeite. Aplica-se em loção sobre a parte dorida. Também serve para afugentar insectos parasitas.

Bálsamo anti-reumático (manteiga de loureiro): Esmagar num almofariz um bom punhado de bagas de loureiro maduras. Pô-las a ferver, cobertas de água, durante 5-10 minutos.

Espremê-las depois com um pano fino, deixar arrefecer o líquido e recolher a camada de gordura que flutua.

Esta gordura ou manteiga de loureiro aplica-se em fricções sobre a zona afectada. Não é própria para ser ingerida.

O loureiro é uma árvore de folha perene, que pode medir de 2 a 8 m de altura. As folhas são lanceoladas, coriáceas, brilhantes pela face superior e baças pela inferior. As flores são pequenas, de cor branca ou amarelada.

Continua depois da Publicidade

Os frutos são dupras semelhantes às azeitonas, produzidas unicamente pelos loureiros fêmeas.

Referências Históricas

– Corre! Traz-me uma coroa de louros! – ordena Tibério César ao seu servo.
– Sim, meu senhor. Levo-a imediatamente – responde submisso.
– Não vês que se aproxima uma tempestade? Preciso de protecção do loureiro – diz o imperador romano, com certa ansiedade.

Antes de terem começado a soar os trovões, Tibério César já havia posto na cabeça uns ramos de loureiro entrelaçados.

É que, segundo uma tradição romana, o loureiro nunca pode ser sacudido pelos raios e, portanto, quem se colocar debaixo das suas folhas encontra-se a salvo dos flagelos da natureza.

O loureiro era consagrado ao deus Apolo, patrono dos triunfos, das belas artes e da medicina, e arquétipo da beleza masculina.

Os imperadores romanos, os atletas e os guerreiros vencedores eram coroados com uma coroa de louros, que se supunha protegê-los dos raios e de outras forças malignas.

Não parece que tal coroa tenha servido de muito aos “laureados” romanos, que poucos séculos depois vieram a sucumbir às mãos dos bárbaros, outro flagelo semelhante ao raio.

Adverso às superstições relacionadas com as plantas, o famoso médico espanhol Andrés de Laguna conta que, estando ele mesmo em Roma pelo ano de 1539, «caiu um impetuoso raio no palácio do duque de Castro, e atingiu um Formosíssimo loureiro que ainda hoje se vê ferido e despedaçado».

E conclui dizendo: «Não há casa tão forte, nem se encontra coisa tão eficaz, que chegue para nos defender dos juízos de Deus».

E você, já experimentou esta planta maravilhosa? Partilhe connosco os usos culinários e medicinais que dá ao louro!

» Conheça os Principais Benefícios da Triphala: A Mistura de 3 Frutas Maravilhosas

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Drª Caroline Vallinhos (Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006)

Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006

A Drª Caroline Vallinhos é graduada em ciências da nutrição pela Universidade de Guarulhos/SP. Possui 7 anos de experiência em Nutrição clínica e estética. Forte atuação em coaching de emagrecimento e qualidade de vida para pessoas em busca de melhoria alimentar e enfermos com necessidade de melhoria de quadro clínico.

Vasta experiência com consultoria para empresas do ramo alimentício, tais como grandes indústrias de alimentos, cozinhas experimentais e mercado de food service.

Com registro no Conselho Regional de Nutricionistas CRN-3 (Brasil) nº 37006

Também pode encontrar a Drª Caroline Vallinhos no Linkedin, Facebook: e Instagram.

Telefone: (11) 97670-1909 Atendimento em Guarulhos - SP (Região Jardim Maia)

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24