-->Conheça os Benefícios da Macela: Use o Chá da Planta e recolha algumas das suas Propriedades - Educar Saúde

Conheça os Benefícios da Macela: Use o Chá da Planta e recolha algumas das suas Propriedades

Publicado em 19/04/2012. Revisado por Drª Caroline Vallinhos (Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006) a 15 novembro 2018

Quando estiver a atravessar uma digestão difícil, experimente e sinta por si: mastigue duas flores de macela secas, impregnando-a durante a mastigação com bastante saliva e engula.

Benefícios e Propriedades Medicinais da Planta Macela

Não é a experiencia gustativa mais agradável que vai ter, muito pelo contrário. O sabor da macela é bastante desagradável – mas, sinta! A sensação de enfartamento passou!

O combate à digestão difícil é só uma das indicações terapêuticas da planta.

Com propriedades antialérgicas, antiespasmódicas, sedativas, bactericidas e tónicas, a macela é indicada para o tratamento de azia, dos cálculos biliares, das cólicas intestinais, da disenteria, das contracções musculares bruscas, de contusões, ajuda ao controlo da diabetes, atenua dores de cabeça, epilepsia, febres, gastrite, ajuda no combate à impotência sexual, má digestão (ver: Tratamento caseiro para má digestão), nas inflamações, nas constipações, no reumatismo, é um poderoso ansiolítico, lava e higieniza feridas e úlceras e, quem sua dos pés, não irá por certo encontrar melhor para controlar a questão!

Perde-se no tempo a altura em que as mulheres descobriram no uso da macela uma aliada.

São os vários os relatos dos usos cosméticos da Macela que se encontram: clareia e protege os cabelos e é uma boa aliada no combate à sua queda também.

Na medida em que ajuda no combate à retenção de líquidos e potencia o controlo da ansiedade com bastante eficácia, é, para muitas, a aliada perfeita e preferida na perda de peso.

E, para os que procuram ajuda para deixar de fumar e preferem um método natural, lembrem-se que a macela é um ansiolítico – logicamente, ajudará a controlar a ansiedade provocada pela privação da nicotina.

Como usar

A receita para uso interno, é simples: junte 3 colheres de sopa da planta para meio litro de água, ferva.

Após, durante ou depois das refeições ingira uma chávena deste chá – a planta possui um sabor forte e não muito agradável mas irá causar-lhe uma sensação de relaxamento.

Em casos mais agudos tome uma média de 6 chávenas por dia.

Para uso externo, deixe repousar a infusão da água e a macela durante 20 minutos, após os quais pode proceder à lavagem das zonas infectadas. Faça-o 3 ou 4 vezes por dia.

Volte às origens, se sempre se fez uso das plantas para fins medicinais, porquê fazer diferente agora?

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Caroline Vallinhos (Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006)

Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006

A Drª Caroline Vallinhos é graduada em ciências da nutrição pela Universidade de Guarulhos/SP. Possui 7 anos de experiência em Nutrição clínica e estética. Forte atuação em coaching de emagrecimento e qualidade de vida para pessoas em busca de melhoria alimentar e enfermos com necessidade de melhoria de quadro clínico.

Vasta experiência com consultoria para empresas do ramo alimentício, tais como grandes indústrias de alimentos, cozinhas experimentais e mercado de food service.

Com registro no Conselho Regional de Nutricionistas CRN-3 (Brasil) nº 37006

Também pode encontrar a Drª Caroline Vallinhos no Linkedin, Facebook: e Instagram.

Telefone: (11) 97670-1909 Atendimento em Guarulhos - SP (Região Jardim Maia)