Mais gente no ginásio antes do Verão

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

Mais gente no ginásio antes do Verão

Entre os meses de Abril e Junho, o número de clientes nos health clubs e ginásios intensifica-se a olhos vistos. É preciso queimar os pneus acumulados durante o Inverno. No entanto, Mário Caetano, fitness manager do Holme’s Place, um health club de Lisboa, refere que os sócios são diferentes nos objectivos que os levam a querer estar em boa forma.
«A nossa população é muito diversa», refere. Há quem deseje aperfeiçoar a silhueta «apenas durante os meses que antecedem o período balnear, entre Abril e Junho. Mas cada vez mais as pessoas optam por este estilo de vida durante todo o ano, para eliminar o stress, melhorar a condição física, mas sobretudo perder peso inicialmente».

O acesso a estes serviços está de facto a aumentar, principalmente nas mulheres. «Daí que nós tenhamos um ginásio exclusivo para elas», adianta o fitness manager, que é responsável por toda a área desportiva no Holme’s Place, que inclui um ginásio, uma piscina e estúdios onde se podem praticar body pump ou cycle, entre outras actividades desportivas.

No exercício físico, cada indivíduo apresenta um historial diferente. Há quem já tenha praticado, por exemplo, um determinado desporto durante algum tempo, o que lhe confere, à partida, uma outra condição relativamente a uma pessoa associada a uma vida sedentária. É precisamente por esta análise que tudo deve começar, segundo Mário Caetano.
«No nosso health club, cada pessoa tem o seu programa de treino», que só é elaborado mediante uma entrevista inicial. Uma conversa de cerca de 15 minutos com um dos vários instrutores, para traçar o perfil do indivíduo, de modo a «despistar qualquer factor condicionante em termos de exercício físico: problemas cardíacos, próteses, gravidez, tensão arterial ou hipertiroidismo», salienta Mário Caetano.

A par da recolha destes elementos, que traçam o perfil do sócio, questionam-se ainda os objectivos que levam à opção pelo health club: perder peso, ganhar resistência muscular ou recuperar de uma lesão podem ser algumas das motivações que conduzem o indivíduo a este tipo de serviço.

O que se pode encontrar num health club

Aulas de aeróbica, step e danças:

Low aeróbica: é uma aula de aprendizagem e introdução dos fundamentos do exercício aeróbico coreografado, com passos básicos de baixo impacto.

Aeróbica (nível intermédio): constitui uma forma eficaz de perder gorduras; uma aula coreografada de alto e baixo impacto, seguida de um condicionamento geral e alongamento. Visa a melhoria da resistência cardiovascular e força.

Aeróbica (nível avançado): é a aula mais indicada para melhorar a resistência cardiovascular, com uma coreografia complexa, com movimentos de alto e baixo impacto; a solicitação cardiovascular é mais intensa.

Step: começa numa aula de iniciação que depois se pode tornar mais intensa e complexa na coreografia, em níveis avançados. Ideal para atingir uma boa resistência cardiovascular.

Aulas de Ginástica:

Body pump technique: aula de introdução à técnica do body pump, para ajudar o aluno a compreender e aprender a forma correcta de utilizar as barras e forma ideal de realizar os movimentos específicos. É obrigatório participar em duas aulas técnicas antes de frequentar uma aula de body pump.

Body pump: sem impacto, concebida para dar ao seu corpo o treino completo, usando para isso barras e pesos. É uma sessão em grupo orientada por instrutores.

Cycle: programa de treino que mostra outra dimensão do ciclismo estacionário.

Supercycle: (nível intermédio): semelhante ao cycle mas com uma intensidade mais elevada.

Senior fitness: se tem mais de 50 anos de idade, esta é a aula indicada para si. O exercício é orientado para melhorar a sua condição física geral.

Ginástica pré/pós-natal

Piscina:

Hidroginástica: exercícios aeróbicos, realizados dentro de água. A água absorve 80% do peso de corpo, o que torna esta actividade recomendada a grávidas e/ou pessoas com condicionantes que não lhes permitam a realização de exercício com impacto (problemas de coluna ou de articulações).

Hidropower: aula destinada a pessoas bem condicionadas e habituadas às aulas de hidroginástica. Exercícios de intensidade elevada.