Malva – Conheça os Benefícios e Propriedades do Chá de Malva

A malva é uma excelente planta medicinal. Nome cientifico: (Malva sylvestris). A malva Por ser uma planta emoliente, usa-se em cataplasma para abrandar furúnculos.

Tomada em infusão é ligeiramente laxativa e expectorante; usa-se em cataplasmas contra picadas de abelhas, mosquitos e queimaduras.

Combate inflamações intestinais, dor de estômago e garganta, obstipação, artrite e gota. As folhas, aplicadas exteriormente, servem contra inflamações, úlceras e abcessos.

Foto de Flor de malva

Os banhos com folhas de malva trituradas em água tonificam a circulação e purificam o sangue. Em infusão aliviam problemas respiratórios.

Duas colheres de flores em infusão são extraordinárias para combater a tosse, e em gargarejos reduzem as inflamações de gengivas e garganta.

As folhas são um potente germicida e sedativo natural; pelo seu conteúdo de mucilagem é indicada para doenças que desenvolvam inflamações, contra a obstipação e irritações de pele.

É um excelente dentífrico, imunizante contra infecções da boca e aftas. Melhora afecções da pele. A infusão de folhas e flores alivia a tosse, constipações e bronquite. As folhas em decocção aliviam a gastroenterite.

As folhas de malva como cataplasma aliviam furúnculos e hemorróidas.

Chá de malva

Você vai precisar de:
Uma colher de sopa de folhas picadas de malva
Um colher de sobremesa de flores de camomila
Uma xícara de chá de água

Modo de Preparo:
Ferva a água e depois acrescente a malva e a camomila. Deixe amornar e então coe.

Posologia
Beba meia hora antes das refeições.

Outras Dicas
O chá também tem algum efeito calmante. Em forma de gargarejos, auxiliam na dor de garganta.