Mamilos invertidos

O problema dos mamilos invertidos é uma situação que poderá ocorrer durante a amamentação, e que poderá provocar alguns problemas nesta tarefa.

O nome de mamilos invertidos designa um problema em que os mamilos se tendem a retrair em vez de acontecer o contrário quando a aréola é apertada, o que poderá ser um motivo de insegurança por parte da mãe durante o período de amamentação.

Este problema poderá geralmente causar dificuldades no bebê para que ele consiga pegar na mama. No entanto, estima-se que este problema não seja um problema que prejudique o processo de amamentação na sua totalidade, já que a boca do bebê deverá encaixar-se na aréola e não no mamilo da mama da mãe.

Para que se consiga, de certa forma, contornar este problema, aconselha-se a utilização de uma bomba ou de algum outro tipo de dispositivo que consiga fazer uma pequena e suave sucção na mama da mãe antes da amamentação se iniciar, o que irá ajuda o bebê a conseguir agarrar na mama para amamentar de uma forma mais eficaz.

A ordenha do leite é uma outra forma alternativa que será benéfica para estimular a produção de leite. Adicionalmente, esta técnica irá ainda amaciar a mama e consequentemente facilitar a pega na mama por parte do bebê.