Mamilos Rachados

Atualizado e Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 12/08/2019

Os mamilos rachados são um problema que geralmente aparece em mães que se encontram a amamentar os seus bebês, e que se apresenta como uma das principais causas de abandono da amamentação por parte das mães.

Geralmente, os mamilos racham e podem mesmo eventualmente sangrar. O ideal, para começar a evitar desde logo este problema, é conseguir garantir que o bebê está a amamentar de forma adequada. A higiene do mamilo e os cuidados com a sua hidratação são também muito importantes nesta fase.

A posição em que o bebê se encontra para mamar é extremamente importante para evitar este e outro tipo de problemas. Assim sendo, o bebê deverá idealmente encontrar-se nas seguintes condições posicionais:

  • A barriga do bebê deverá estar encostada à barriga da sua mãe;
  • A boca do bebê deverá estar bem aberta, as suas bochechas cheiras, o seu queixo encostado à mama da mãe, e o bebê deverá abocanhar não apenas o mamilo mas também uma parte significativa da aréola do mamilo.

A mãe deverá também procurar conseguir variar a sua posição de amamentação de forma constante e frequente, pois alguns bebês podem ressentir-se positivamente com isso.

O bebê poderá ainda precisar de arrotar a meio da amamentação, e o ideal é aproveitar estas alturas para fazer a tal variação de posição.

Depois da amamentação tente passar o próprio leite ou uma pomada especial na zona dos mamilos e aréola.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.