Mamografia Digital

Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 12 dezembro 2018

Não é possível, no estado actual dos conhecimentos médicos, prevenir o cancro da mama. No entanto, o seu diagnóstico precoce permite melhorar muito o prognóstico e diminui a necessidade de tratamentos agressivos. O exame clínico nem sempre permite detectar a doença na sua fase inicial e é necessário recorrer à mamografia para que tal seja possível.

Este exame é feito com um aparelho de Rx conhecido por mamógrafo. Nos últimos anos, os avanços técnicos, realizados nesta área, conduziram à introdução da mamografia digital, que permite obter imagens de melhor qualidade, diminuir a necessidade de repetições, e reduzir em cerca de 50% o tempo necessário à realização de cada exame.

O mamografia digital permite assim realizar um maior número de exames, de melhor qualidade, no mesmo intervalo de tempo e pode reduzir a dose de radiação a que as pessoas são expostas, constituindo um importante benefício para uma instituição como o Instituto Português de Oncologia, totalmente empenhada na luta contra o cancro.”