Mamoplastia Masculina (Ginecomastia)

Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 14 dezembro 2018

A mamoplastia masculina ou ginecomastia é uma cirurgia utilizada para casos em que os homens têm as mamas muito desenvolvidas. Situação esta que pode ocorrer devido à acumulação de gordura (falsa ginecomastia) ou por problemas hormonais que ocorrem na adolescência ou em adulto, com o desenvolvimento anormal da glândula mamária.

Quando a ginecomastia ocorre em jovens, há a possibilidade do problema desaparecer após a adolescência, pelo que devem ser consultados e seguidos numa consulta de Endocrinologia.

O tipo de cirurgia indicado depende do volume e do tipo de tecido a ser retirado. Na maioria das situações, por terem como causa o excesso de gordura, resolve-se o problema através da N.I.L. (Lipoescultura Infrasonica Nutacional). Nos outros casos, em que o predomínio é glandular, é necessário retirar glândula mamária.

Ambas as cirurgias são realizadas sob anestesia local, com sedação, com uma pequena incisão (no caso da N.I.L.), ou uma incisão feita dentro da areola no caso da ginecomastia.

Fonte: Clínica Milénio – Dr Ângelo Rebelo