-->Manchas de café nos dentes - Educar Saúde

Manchas de café nos dentes

Publicado em 03/10/2010. Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 12 dezembro 2018

Manchas de café nos dentes

Pergunta: Gostava de saber que pasta de dentes posso usar para branquear os meus dentes. Adoro café, mas os meus dentes não!

Resposta: Pois é, o café e os dentes não são muito compatíveis para a estética. No entanto, não vamos culpar já o café, pois é possível continuar a beber café e ter dentes esteticamente agradáveis.

Primeiro, a cor dos dentes não é branca, mas sim pérola. Depois existem diversos tipos de tons de pérola, que fazem a cor dos nossos dentes, uns mais claros e outros mais escuros.

Se existirem manchas muito acastanhadas, essas sim são de origem externa (café, tabaco e pigmentos de certas comidas). Nesse caso, o primeiro passo é consultar o seu dentista e ou higienista oral para as remover.

Depois, deve-se tentar alterar os hábitos para que elas não apareçam com tanta intensidade. Uma escovagem dos dentes mais cuidadosa, com movimentos mais lentos, quase vibratórios e com a noção de que vamos a todos os dentes, por dentro e por fora. Como os dentes da frente são os mais atingidos pela mancha, demore mais tempo nessa zona. Atenção ao uso do fio ou fita dentária, muitas vezes a mancha mais arreliadora aparece entre os dentes. É que na realidade, os dentes não mancham, o que mancha são as camadas de bactérias mortas que vão ficando sobre eles.

Se os dentes são mais amarelados, o único tratamento eficaz é o branquamento de dentes vitais feito no consultório dentário. É muito simples e extremamente eficaz. Dura cerca de 3 a 4 anos e não tem contra indicações (existe uma rubrica sobre esta técnica na área de saúde oral do Viva Saudável). O seu preço é variável.

É preciso ser observado, pois nem todas as pessoas podem fazer o branqueamento, existem alguns requisitos mínimos: bocas saudáveis, não existirem tratamentos dentários nos dentes da frente e não existirem grandes recessões gengivais. Mas isso deve ser visto com o seu dentista ou higienista oral.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.