-->Manchas Roxas no Bebê - Educar Saúde

Manchas Roxas no Bebê

Publicado em 06/08/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

As manchas roxas nos bebês recém-nascidos são normais e bastante comuns. Por norma, as manchas roxas significam traumatismos de várias espécies, mas no caso dos bebês é uma coisa natural de nascença.

A sua localização, é essencialmente, nas costas e no rabo. Os médicos e a comunidade científica, ainda não, deram respostas muito concretas sobre esta doença. Até aos 2 anos de vida de uma criança, as manchas roxas tendem a desaparecer por completo.

Há uma hipótese remota mas com algum significado do aparecimento destas manchas roxas. Dizem que nasceu dos vários cruzamentos de raças e etnias éticas. Os povos de todo o Mundo têm casos destes, mas é mais comum e originário do Brasil.

Também são conhecidas e designadas em termos médicos por, manchas mongólicas. No Brasil são chamadas de manchas jenipapo.

Manchas Roxas no Bebê

As manchas roxas são maioritariamente pequenas e indolores. Se forem aumentando de volume, podem tornar-se dolorosas. Algumas pomadas e cremes ajudam no tratamento por fricção em contato com a pele.

As manchas roxas significam presença de sangue fora dos tecidos dos vasos sanguíneos (rompimento ou fragilidade dos capilares sanguíneos). A superfície cutânea da pele é transparente e o sangue é, então visto, como uma mancha roxa.

Não se assuste se vir manchas roxas no seu bebê, apenas deve informar o médico.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook