-->Maquiagem Permanente - Educar Saúde

Maquiagem Permanente

Publicado em 28/09/2014. Revisado por Equipe Editorial a 28 outubro 2018

A maquilhagem permanente, também conhecida como micropigmentação, consiste na aplicação de pigmentos de cor na camada externa da pele, a epiderme.

antes e depois maquiagem definitiva

Este tipo de maquilhagem consiste em destacar as linhas naturais da face, fazendo uma pintura definitiva, como acontece com as tatuagens. Como permite economizar tempo, uma vez que esta maquilhagem se mantém após uma noite de sono ou após a prática de desporto, está a tornar-se uma escolha de muitas pessoas.

No caso dos lábios, a maquilhagem permanente ajuda a realçar o contorno natural destes, que vai desvanecendo com o tempo. Já no caso das sobrancelhas, é feito um desenho bastante subtil, para reconstituir falhas que possam existir, como é o caso de queda de pelos, ou de alguma cicatriz.

Também é possível aplicar maquilhagem permanente nos olhos, de modo a definir e melhorar a expressão do olhar.

Assim, é possível corrigir pequenos e variados defeitos: sobrancelhas e pestanas com pouca definição natural, sobrancelhas com demasiadas falhas e depiladas em demasia, contorno dos lábios com pouca delineação.

Este tipo de maquilhagem pode ser realizado por pessoas de todas as idades, em centros de estética apropriados.

Abaixo você tem um índice com todos os pontos que discutiremos neste Guia

Procedimento

Como a pele reage à micropigmentação

Inflamação

Os tecidos ficam inflamados, devido à penetração contínua da agulha. Os glóbulos brancos, de modo a combater o agente exterior, reagem, originando-se assim uma inflamação.

Cicatrização

Forma-se uma crosta pequena à superfície, denominada microcrosta. Esta crosta dura entre três a quatro dias, podendo dar a ideia de que a cor fica mais escura, mas com o desaparecimento da crosta, esta cor volta ao normal.

Reparação

Acontece no décimo dia após o tratamento, aproximadamente. Nesta fase, a epiderme repara-se, o colagénio da derme remodela-se e as partículas do pigmento são redistribuídas.

Além disso, a tonalidade diminui devido à eliminação do pigmento das camadas superficiais da derme, devido à queda da crosta, descrita na fase anterior.

Fase final

Após 28 dias, a derme repara-se completamente. As partículas do pigmento são distribuídas, acabando assim o tratamento e obtendo o resultado final.

Desvantagens

Até aqui enumerou-se o lado positivo deste procedimento. Convém olhar também para o lado negativo. O lado negativo que mais se destaca é a dor, que é evidente quer nos lábios, quer nos olhos, quer nas sobrancelhas.

A dor é equivalente à do processo de tatuagens. Além disso, há também o problema da cor aplicada se desvanecer ao longo do tempo. No caso particular dos olhos, poderão nascer hematomas.

Antes de experimentar este tratamento é necessário garantir que o centro de estética é seguro, e que o profissional está capacitado para o fazer. Fazer maquilhagem permanente também pode expor a pessoa a várias doenças, como por exemplo a sida e a hepatite C. Convém ponderar sobre esta decisão.

Fotos antes e depois

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Equipe Editorial

A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.