-->A maquilhagem fora de prazo de validade faz mal? - Educar Saúde

A maquilhagem fora de prazo de validade faz mal?

Publicado em 23/01/2015. Revisado por Equipe Editorial a 1 outubro 2018

A maquilhagem fora de prazo faz mal?

O mundo da maquilhagem é algo que tem vindo cada vez mais a fazer parte da vida de muitas mulheres. Hoje em dia são poucas as mulheres que não a usam, todas trazem na sua bolsa pelo menos um batom, máscara de pestanas ou um simples lápis preto.

maquilhagem fora de prazo de validade faz mal

Contudo o que poucas sabem é que estes produtos podem acarretar inúmeros problemas para sua saúde, tudo isto porque raramente ligamos ou simplesmente ignoramos a validades destes.

Até pode ser uma novidade para muitas, mas a verdade é que a maquilhagem não tem uma validade vitalícia, acredito que muitas mulheres o pensassem, porém saibam que ao utilizarem maquilhagem fora de validade, a pele poderá sofrer bastante, tudo isto porque ela absorve grande parte das coisas ao qual se encontra exposta, e digamos que absorver componentes que se encontrem em decomposição não será o melhor para ela.

Tendo em conta que atualmente a principal preocupação de muitas mulheres é encontrar produtos de boa qualidade e benéficos para a pele, acredito que cuidar bem da pele, passe também por estar atenta ao prazo de validade dos produtos ao qual a expomos.

Não sabe quais os prazos de validade dos seus produtos de cosmética? Então confira as nossas próximas dicas.

Cada embalagem de cada produto é acompanhada pela validade do mesmo, esta vem assinalada com um número dentro de um desenho de uma embalagem aberta. Contudo, é normal que deite a embalagem fora e que nunca mais se recorde da validade do produto que adquiriu.

Deste modo, selecionamos os produtos básicos de maquilhagem e damos-lhe a conhecer o seu prazo médio, para que daqui para a frente, não se depare com irritações, alergias e outros problemas mais graves.

Mascaras de pestanas, lápis de olhos e sombras, são os produtos básicos do kit de maquilhagem de muitas mulheres. Estes podem até parecer inofensivos, mas acreditem, são os produtos mais perigosos que utilizamos e são estes ao qual devemos ter mais atenção em relação ao prazo de validade.

Tudo isto porque estes são utilizados na zona mais sensível do nosso rosto, os olhos. Logo usar estes produtos fora de prazo poderá vir a trazer problemas muito graves para a sua saúde, como alergias, inflamações e irritações graves sobre a zona ocular, ou até o simples ressecamento dos lábios.

No entanto, isto não quer dizer que utilizar os restantes produtos fora de validade seja menos perigoso, pois estes também se encontram em contacto direto com a nossa pele.

Eis alguns dos prazos médios de alguns dos produtos

Máscara de pestanas: 3 meses;

Lápis de olhos: 2 anos; Sombras:

2 anos; Batom: 2 anos;

Pó: 2 anos;

Eyeliner: 2 anos;

Bases: 1 ano a 1 ano e meio;

Tal como fora referido, os prazos apresentados, são prazos médio, isto não significa que a validade do produto dure efetivamente esse tempo, pois existem agentes externos que podem intreferir negativamente com os produtos, alterando assim a sua composição natural.

Sendo assim, para prolongar a validade/qualidade dos seus produtos é importante armazena-los de forma correta e segura.

Dicas para prolongar a boa qualidade dos seus produtos

– Guarde os seus produtos num local fresco e seco;

– Evite guardar os produtos em locais muito solarentos e húmidos;

– Após a utilização dos produtos, mantenha-os sempre fechados; –

– Nunca guarde os produtos na casa de banho;

Como fora referido anteriormente, a qualidade dos produtos pode-se degradar ao longo do tempo, podendo em algumas vezes não ser aconselhada a sua utilização mesmo que este indique que ainda se encontra dentro da validade.

Deste modo e para que possa saber identificar se este produto ainda tens as qualidades necessárias para uma boa utilização, é importante que esteja atento ás caracteristicas dos mesmos, desta forma é importante que esteja principalmente atento a alterações como cor, cheiro e textura.

Eis alguns dos sinais de alteração de qualidade:

Bases: Alteração da consistência, cheiro e textura;

Máscara de pestanas e eyeliner: Alteração da textura, consistência e cheiro;

Bases em pó e pós: Aparecimento de pontos brancos, semelhantes a bolor e alteração da cor,

Sombras e lápis: Alteração da cor e textura;

Uma dica que lhe será muito útil para si e para a sua saúde no futuro, é passar a colocar em cada produto a data em que este foi aberto, assim nunca mais correrá o risco de fragilizar a sua saúde de maneira desnecessária.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Equipe Editorial

A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.