Maracujá para Dor de Garganta

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653). Publicado em 24 de outubro de 2012

Tratar uma dor de garganta pode não ser tarefa fácil. A dor de garganta afirma-se como um sintoma e não uma doença, por isso, é necessário, primeiramente, discernir a origem da dor de garganta para proceder ao melhor tratamento possível. A maior parte das dores de garganta surge através de inflamações desenvolvidas nas amígdalas, nos adenóides, na garganta e na laringe.

As constipações e as gripes introduzem bactérias e vírus no nosso organismo que atinge, directamente, os tecidos protectores dos orgãos vocais e respiratórios. Estas infecções aumentam o volume das paredes da garganta, que fica inchada, vermelha e dorida e permitem, ainda, desenvolver algumas úlceras. A voz fica também diferente, podendo ser desenvolvida a conhecida rouquidão.

Para escolher a melhor forma de tratar a dor de garganta, deve perceber o que tem realmente. Se for amigdalite, a infecção exige um tratamento mais intensivo, com analgésicos e anti-térmicos. Se for uma laringite, existem métodos mais simples e caseiros para tratar, pois esta é a infecção provocada pelas viroses, constipações e gripes. Além disso, durante a inflamação da garganta, que pode durar vários dias ou semanas, caso a dor de garganta seja crónica, não deve fumar ou beber.

Poupar a garganta dos maus costumes não é, por vezes, fácil. Por isso, se já não necessita da prevenção e sim de uma cura para a dor de garganta, experimente o maracujá, um furto que tem uma acção calmante sobre a rouquidão. Faça um remédio caseiro com duas chávenas de água e duas colheres de sopa de flores de maracujá picadas. Ferva primeiro a água e só depois adicione as flores picadas.

Tape o recipiente e deixe descansar durante dez minutos. Esta solução não é para beber, mas sim para garguejar, quatro vezes por dia. Cumpra com rigor, para sentir os verdadeiros efeitos das propriedades do maracujá.

Continua » 8 Óleos Essenciais para um Alívio Rápido da Dor de Garganta

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 85-99992-2120

Última atualização da página em 30/10/19