-->Massagem - Benefícios, Tipos e Técnicas - Educar Saúde

Massagem – Benefícios, Tipos e Técnicas

Publicado em 12/01/2013. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 8 dezembro 2018

Uma das melhores maneiras de tratar tensões acumuladas ou problemas musculares é através de uma massagem. Conheça então alguns dos seus benefícios, Tipos e Técnicas mais utilizadas.

massagem

Existem muitos tipos de massagem, desde as mais antigas, vindas com a medicina oriental, até às mais recentes, feitas por fisioterapias, de acordo com a medicina ocidental. No entanto, todas elas têm os seus méritos, e no fundo, todas estas técnicas têm o mesmo objetivo: desbloquear energias acumuladas em certos pontos, dissipando a tensão muscular.

Através do reequilíbrio do fluxo natural da energia, ocorre a harmonização das funções do organismo, passando este a funcionar melhor.

Assim, através de uma massagem conseguirá diminuir as tensões musculares, provocadas por stress contínuo ou algum movimento incorreto repetido constantemente, e ainda, melhorar a circulação sanguínea, que lhe trará benefícios em várias funções corporais, tais como a função cardiovascular e a respiração celular.

Ou seja, além de relaxar o seu corpo, dissipando os efeitos nefastos do stress, provoca ainda uma melhoria no funcionamento do seu organismo. Uma massagem bem feita trará imensos benefícios para a sua saúde!

Técnicas de massagem

Hoje em dia pode ter à sua disposição várias técnicas de massagem, que pela sua diversidade, poderão responder a diferentes necessidades. Tem assim a massagem shiatsu, a acupressão, havaiana, Anma, Do-in, Drenagem linfática, Massagem de Esalem, Massagem sueca, Massagem ayurvédica, Massagem tântrica, Reflexologia podal, entre outras ligadas à medicina oriental, e ainda as massagens feitas por fisioterapeutas (massagem terapêutica), ou as massagens estéticas.

No entanto, seja qual a massagem escolhida, tenha sempre em atenção que ela é efetuada por um técnico especializado e certificado, de maneira a assegurar-se que ela é bem feita, apresentando apenas resultados positivos.

Uma massagem mal feita, por vezes pode até ter consequências negativas para o seu organismo, e por isso, tenha o cuidado de escolher quem está devidamente formado para o efeito.

Seja qual a razão escolhida para fazer uma massagem, estas são ótimas opções aos medicamentos para resolver determinados problemas de saúde.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858