Mau hálito

Atualizado e Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 08/08/2019

Mau hálito

Pergunta: Disseram-me que cheiro mal da boca. Queria saber se existe algum medicamento ou «dica» para reduzir este mau hálito.

Resposta: O mau hálito é, na maior parte das vezes uma consequência da acumulação de placa bacteriana em excesso. Como lavamos os dentes todos os dias fica sempre uma dúvida no ar sobre se isso é verdade. Mas vejamos algumas formas de ver se isso é verdade.

Por exemplo, costuma usar o fio ou a fita dentária regularmente? É que se não usa, essa pode ser a razão principal. Experimente usar o fio nos dentes lá de trás e depois cheire o fio. Se este vier com um cheiro desagradável, eis a resposta. A solução será então usar mais regularmente o fio ou a fita dentária.

É importante saber se os seus dentes não têm cáries, pois estas por vezes são também responsáveis pelo mau hálito.

Na realidade, não existe nenhum medicamento eficaz para combater o mau hálito, quer as pastilhas ou os elixires. Só resolvem o problema por uma meia hora e depois volta tudo ao mesmo.

O melhor mesmo é uma escovagem cuidadosa, principalmente nas zonas dos molares e o uso regular do fio dentário (eu sei que não é a resposta mais agradável, mas é mesmo esta a solução).

Experimente e depois veja a diferença. Atenção que, se não usa o fio, as primeiras vezes podem ser desagradáveis, pode doer e haver hemorragia, mas não desista.

VOLTAR PARA »
A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.