Medicamento para reduzir mau colesterol – Eprotirome

Atualizado e Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 08/08/2019

O medicamento Eprotirome pode reduzir mau colesterol

Em pacientes que já fazem medicação com estatinas, a substância experimental eprotirome reduz significativamente os níveis de mau colesterol, afirma estudo sueco.

Estudo publicado no New England Journal of Medicine revelou que uma substância experimental, denominada “eprotirome”, que imita uma hormona produzida pela glândula tiróide, reduz significativamente os níveis de mau colesterol (LDL) em pacientes que já fazem medicação com estatinas, noticiou o ALERT Life Sciences Computing, S. A. A investigação, liderada por Bo Angelin, do Karolinska Institutet, na Suécia, foi realizada numa amostra de 168 pacientes.

Durante três meses, os voluntários receberam, adicionado ao tratamento de estatinas, eprotirome de 25, 50 e 100 miligramas, ou um placebo. Após a experiência, os cientistas analisaram os níveis do bom colesterol e do mau colesterol, triglicéridos e da lipoproteína e encontraram reduções dos níveis de LDL de 22, 28 e 32 por cento, respectivamente.

Nos indivíduos que tomaram placebo, a redução do nível de LDL foi de apenas sete por cento. Os investigadores sublinham, no entanto, que estes resultados indicam apenas que a substância eprotirome pode ser um complemento promissor para a terapia com estatinas ou um substituto para aqueles que não toleram os seus efeitos secundários.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.