-->Médico Estético - Educar Saúde

Médico Estético

Publicado em 07/04/2010. Revisado por Equipe Editorial a 1 dezembro 2016

Se está à procura de um médico estético deve primeiro conhecer os requisitos básicos que um médico estético deve ter, e saber quais são os tratamentos que ele pode fazer ou aplicar.

REQUISITOS BÁSICOS DE UM MÉDICO ESTÉTICO

Em Portugal não existe especialidade de Medicina Estética como tal. Os médicos estéticos são licenciados em Medicina e Cirurgia que, através de diferentes especializações, pós-graduações, etc, vão adquirindo os conhecimentos e a formação necessários para aplicar as diferentes técnicas de Medicina Estética.QUE TRATAMENTOS PODE FAZER UM MEDICO ESTETICO

> Terapias antienvelhecimento.
> Injecções ( botox, carboxiterapia etc).
> Transplantes ou implante capilar.
> Tratamentos com Infra-vermelhos, ultra-violetas, laser, ultrasons, laser co2 fracionado.
> drenagem linfatica e pressoterapia.
> dietoterapia e hidroterapia.
> Massagem.
> lipoaspiração.
> Pigmentação , peeling ou dermoabrasão.
> Flebologia.
> Fotodepilação.
> Ultra-sons, mesoterapia, electrolise, termoterapia, etc.

QUE PERGUNTAS DEVE FAZER AO MEDICO
> O médico que lhe prescreve o tratamento realiza-o habitualmente em alguma clínica certificada e com registo sanitário? Se não for assim, desconfie.
> No caso do tratamento incluir alguma substância injectável ( ex: toxina botulinica ou polimetilmetacritato), esta está devidamente embalada e etiquetada? É aprovada pela UE para o fim pretendido?
> Existem alternativas ao tratamento? Tem efeitos secundários?
> Posso fazer dois tratamentos ao mesmo tempo ou no mesmo dia?
> Vão aplicar-me algum tipo de anestesia local ou sedação?
> Devo tomar algum tipo de precaução nos dias ou horas que antecedem o tratamento?
> Que cuidados devo seguir em casa nos dias posteriores ao tratamento?
> Tenho de ser seguida? Quanto tempo depois devo ter uma consulta?
> Posso trabalhar depois do tratamento?
> O que devo fazer se surgir algum efeito secundário (inflamação, hematomas, infecção…)?
> 0 resultado vai ser imediato ou tenho de esperar algum tempo para notar resultados?

DICAS
> Assegure-se de que se trata de uma clínica de Medicina Estética: para isso, verifique os diplomas e títulos que acreditam o centro e o médico. Se tiver alguma dúvida, consulte na internet o site da Ordem dos Médicos (ordemdosmedicos.pt), onde está incluída uma lista dos médicos de todo o País.
> Marque consultas para o problema que quer tratar em várias clinicas de estetica. Desta forma, conseguirá ter uma ideia mais clara das soluções possíveis e da grande oscilação de preços.
> Reflicta antes de escolher o tratamento. Garanta que quem lhe dá informação é o médico que vai realizar o tratamento e não terceiros.
> Liberte-se de ideias pré-concebidas sobre o tratamento de que precisa: deve expor o seu problema e ser o médico a explicar-lhe as melhores soluções para o seu caso.
> Reúna informação exaustiva sobre todas as especificidades do tratamento que lhe vão aplicar e assine um documento de consentimento informado onde deverão constar as vantagens e riscos dos procedimentos, para que não subsistem quaisquer dúvidas.

Desconfie de tratamentos que prometem resultados espectaculares em pouco tempo e a um preço muito reduzido. Desconfie tambem daqueles especialistas que se oferecem para realizar intervenções cirurgicas: um médico estético nunca utiliza técnicas de grande cirurgia nem aquelas que requerem anestesia geral. E, especialmente, desconfie do médico ou dos centros de estetica que tenham delegado as explicações acerca dos procedimentos a outra pessoa ( director de marketing, comercial …).

NUMERO DE TELEFONE DA ORDEM DOS MEDICOS: 218 427 100

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Equipe Editorial

A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.