Meditação mindfulness

Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 14 dezembro 2018

A meditação mindfulness é a tomada de consciência em relação aos próprios pensamentos, acções e motivações. À medida que observamos a nossa realidade interna, descobrimos que a felicidade não depende exclusivamente de mudanças nas circustâncias externas, mas, muitas vezes, começa no desapego em relação aos pensamentos e pré-disposições, o que permite ultrapassar padrões de reacção automática relativamente a situações ou sentimentos de prazer e desconforto.

A meditação mindfulness é uma técnica que teve origem nas tradições do Budismo e do Yoga, está, actualmente, a popularizar-se no Ocidente, despertando também o interesse por parte de especialista da psicoterapia e da psiquiatria, como um método de lidar com o stress, a ansiedade e estados depressivos.

Desenvolvemos uma mente mais tranquila e mais clara. Treinamos a capacidade de estar mais conscientes do momento presente. Cultivamos uma maior abertura de coração. Vivenciamos estas qualidades, não só na prática, mas no nosso dia a dia. Vivemos com mais foco e tranquilidade. Sentimo-nos menos perturbados pelas contrariedades da vida.

Estamos mais disponíveis para a nossa experiência de vida. Sentimo-nos mais conectados connosco, com os outros e com tudo o que nos rodeia. Agimos com mais bondade e encontramos modos mais criativos de lidar com a vida.

Onde fazer? Oficina de Yoga –  R. Padre Armando Lira, 4705 Braga, Portugal – Sessões de 60 min