Mel de Abelha e Própolis: Descubra os seus Usos Medicinais

Revisão Clínica: Drª Adriely Silva (Nutricionista - CRN-6 Nº 25902). Atualizado: 09/09/24

Para falar de saúde, é imprescindível que falemos de mel de abelha e própolis. Você sabe a diferença de um para o outro?

Continua depois da Publicidade

Aqui, você vai saber quais os benefícios, quais os ganhos, quais as boas ações e usos medicinais de cada um deles.

A abelha é um milagre de Deus. O mel que ela produz, é um alimento completo, um super alimento.

Ele contém carboidratos e açúcares como glicose, sacarose, frutose, sendo que a maior parte é composta de glicose e sacarose, o que faz com que o diabético precise ter bastante cuidado ao consumi-lo.

No entanto, o mel de abelha, não tem apenas isso. Ele tem minerais, proteínas, ferro, enxofre, cálcio, magnésio e vitaminas do complexo B.

Usos medicinais do mel

Usos Medicinais Do Mel De Abelha

O fato de ter cálcio e magnésio, faz com que ele seja eficaz na fixação do cálcio no osso. Muitas vezes as pessoas tomam o cálcio, mas não tomam magnésio, o que faz com que o cálcio não se fixe nos ossos.

Por isso, o mel de abelha ajuda no tratamento da osteoporose.

Por conter vitaminas do complexo B, ele ajuda no combate ao estresse, então é muito importante para as pessoas que passam por momentos de estresse, seja física, seja mental, seja por doenças, fazer o uso do mel de abelha.

Cor do Mel

Sobre o aspecto, há os mais escuros, enquanto outros são mais clarinhos.

O mel mais escuro é o melhor, pois tem a maior quantidade de minerais, como ferro, enxofre e manganês, sendo o manganês excelente para quem tem diabetes.

Mel é ruim para diabético?

Então o mel é ruim para diabético porque tem glicose, mas ele também ajuda porque tem o manganês? Sim, é isso mesmo.

E o que se recomenda, então? Que o diabético consuma de forma bastante moderada.

Outra função do mel de abelha é o de expectorante.

Ele solta aquele catarro do peito, acalma a tosse, ajuda a diminuir as crises de asma e auxilia na cura da bronquite, de inflamações na garganta e ainda aumenta a imunidade.

Continua depois da Publicidade

Então, quem usa mel diariamente, adoece menos e se recupera mais facilmente das doenças.

O mel de abelha também é bom para o cabelo e para a pele do rosto, além de ser um excelente pré-treino.

Para usá-lo como pré-treino, você pode juntar 2 colheres, com 1 ou 2 bananas em rodelas, 5 a 6 gotas de própolis, aveia integral em flocos, 1 colher de chá de pó de guaraná e dois dedos de água ou suco de uva (se sentir a necessidade de disfarçar o gosto do pó de guaraná).

Mistura e toma uns 40 minutos antes do treino.

Você vai perceber a diferença e de forma natural e saudável.

Podemos trocar qualquer tipo de açúcar por mel de abelha?

Podemos sim! E é infinitamente melhor usar o mel, do que usar aquele açúcar branco refinado que encontramos, geralmente, em cafés, pois esse açúcar é o pior que existe.

Sobre a conservação, quando colocado em geladeira, se o mel é realmente puro, ele poderá cristalizar. Se o mel não cristaliza, ele provavelmente é feito de xarope de milho.

Agora, atenção, caso isso aconteça, não coloque no forno de microondas na tentativa de desmanchar os cristais que se formaram, pois, você vai perder as propriedades do mel, especialmente as partes protéicas.

Uma solução é aquecer em banho-maria.

E os bebês, podem consumir mel de abelha à vontade?

ATENÇÃO MAMÃES!!!

Se o bebê tem menos de um ano e meio de idade, a Anvisa proíbe o consumo do mel de abelha.

Por quê? Porque essas crianças ainda não têm a flora intestinal completamente formada, ou seja, as defesas dessas crianças ainda não estão completas e como o mel vem de pólen, vem de planta, vem de abelha, então pode haver a contaminação do solo com o clostridium botulinum, que é a bactéria do botulismo, podendo essa toxina entrar através do intestino e causar o botulismo, que é uma doença muito séria, praticamente mortal.

Se você tem uma vida sedentária, sem a prática de exercícios, tem que pegar leve com o uso do mel, pois, como é açúcar, se você não queima, ele vai se transformar em gordura.

E sobre própolis, o que é?

Própolis De Abelha

Há algumas árvores na natureza que produzem este tipo de resina com propriedades antibacterianas e antifúngicas.

Continua depois da Publicidade

O extrato de própolis é utilizado na medicina tradicional à milhares de anos.

Os Institutos Nacionais de Saúde classificam o extrato de própolis como um composto”possivelmente eficaz” no tratamento da herpes labial, herpes genital e dores na boca pós-cirurgia.

Atualmente, não existem “provas suficientes” para avaliar a eficácia do própolis no tratamento de outras condições.

O própolis é também usado para fazer rebuçados para a tosse e garganta irritada.

Pesquisa biomédicas

O Própolis está atualmente a ser pesquisado para um potencial desenvolvimento de novas drogas com foco na sua variedade de propriedades, incluindo: imunomoduladoras, anti-diabéticas e anti-ulcerosas.

Descubra todos os Benefícios do Extrato de Própolis

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Drª Adriely Silva (Nutricionista - CRN-6 Nº 25902)

Nutricionista - CRN-6 Nº 25902

A Drª Adriely da Silva Vicente é Graduada em Nutrição pela Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte no ano de 2018. Com registro no Conselho Regional de Nutricionistas CRN-6 Nº 25902.

Atualmente trabalha com Home Care e atende em clínica particular no Brasil.

Contato para marcação de consultas: (84) 99175-5907

Também pode encontrar a Drª Adriely no Linkedin.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 09/09/24