Os 10 Melhores Tratamentos e Soluções para Dentes Estragados e Amarelados

Revisado por Equipe Editorial a 30 julho 2018

Acabe com os Dentes amarelados, dentes afastados, desgaste dentário, dentes que necessitam de ser substituídos, sorriso envelhecido, apinhamento dentário (dentes tortos), gengivas demasiado proeminentes, dentes partidos, dentição desigual, diastemas (espaços entre os dentes).

Atualmente, só não tem um sorriso espectacular quem não quer.

Graças aos avanços em técnicas estéticas dentárias, cada vez mais rápidas, cómodas e, sobretudo, eficazes, existe um método adequado a cada imperfeição. Sorria… Existem soluções para o seu problema

Dentes amarelados

Causas: Existem dois factores a considerar: os intrínsecos (genéticos e hereditários), em que a própria formação do esmalte e da dentina fica mais amarelada, e os extrínsecos, como a alimentação, a ingestão de café e vinho, o fumo do tabaco, etc.

A causa mais comum é a falta de higiene oral, que conduz ao depósito de placa bacteriana. Depois, surgem os maus tratamentos dentários, que podem alteral a cor dos dentes.

Solução: Branqueamento dentáriobranqueamento-dentario-antes-e-depoisO paciente pode fazer o branqueamento dentários com moldeiras (que pode levar para casa) compradas na farmácia ou facultadas pelo medico dentista (preferencialmente) ou através de vários tipos (laser, por exemplo) e, posteriormente, continuar o tratamento em casa com as moldeiras.

É mais caro mas o resultado é mais eficaz e duradouro.

O branqueamento dentário deve ser realizado apenas se o paciente tiver todos os dentes saudáveis.

Para quem tem muitos tratamentos dentários, aconselho recorrer ás capas de cerâmica.

É um tratamento muito mais caro mas que resolve o problema de forma mais homogenea e duradoura. O branqueamento em consultório demora apenas 1 hora. E basta apenas uma sessão.

Preço: O custo das moldeiras ronda os 190 euros por arcada. O branqueamento com máquina varia entre 300 a 550 euros (sessão).

» Entenda como fazer um clareamento dental caseiro.

Desgaste dentário

Causas: A partir de certa idade, a dentição começa a perder o aspecto juvenil e a cor branca esmorece. O estresse, a idade, o bruxismo (ranger os dentes) provocam um maior desgaste no esmalte dentário.

Com o passar do tempo, o labio começa a cair, pelo efeito da gravidade, e deixam de se ver os dentes em repouso, parecendo que não temos dentes na boca. É o primeiro de velhice.

Solução: Coroas de Cerâmicacoroas de ceramica antes e depoisSão mais resistentes do que o esmalte dentário natural. Quando bem efetuadas, conseguem um resultado estético perfeito e vitalício.

Solução: Goteiras

São placas que se colocam entre os dentes, em situações parafuncionais, de forma a proteger o seu contacto. Não se trata de um tratamento mas sim de uma forma de evitar um futuro desgaste.

A técnica para aplicação das coroas consiste num desgaste selectivo á volta do dente para confecionar uma coroa de cerâmica, em laboratório ou em consultório (se houver tecnologia informática para isso).

Com uma higiene oral adequada, poderá ser um tratamento vitalício, uma vez que as novas cerâmicas possuem propriedades mecânicas muito semelhantes ao esmalte natural e em certos casos são até mais resistentes.

Preço: As coroas de cerâmica variam entre 500 a 1000 euros por dente.

Conheça » 18 Remédios Caseiros para Remover o Tártaro e a Placa Bacteriana dos Dentes em Minutos

Dentes que necessitam de ser substituidos

Causas: Devido ao envelhecimento, muitas peças dentárias podem estar tão deterioradas que é necessário substitui-las.

As principais causas para a remoção de um dente são as cáries extensas e irreparáveis, as fracturas(trauma), os tratamentos e as desvitalizações mal realizados, e quistos.

Solução: Implantes dentáriosimplante antes e depoisSão a opção mais recomendada quando o dente é inviável e não há possibilidade de tratamento.

Interessa-lhe saber:

Podemos retirar o dente, colocar o implante e a coroa na mesma consulta, ficando o paciente já com o dente, quando executado por um cirurgião experiente. Com esta tecnica, é possivel recuperar a estética, a função e a capacidade mastigatória.

A colcação de coroas sobre Implantes Dentários é totalmente indolor e a sua manutenção é tão simples como manter uma higiene dentária adequada e visitar o dentista de seis em seis meses.

Preço: Entre 750 euros a 1500 por cada implante(sem contar com a coroa).

Para mais informações leia o artigo O que são Implantes Dentários? Indicações, preço, taxa de sucesso, longevidade e mais

Sorriso envelhecido

Causas: Pode ser consequência de desgaste ou de uma quantidade grande de intervenções dentarias sem planeamento adequado.

O desgaste dos dentes é uma consequência da idade.

A este facto há que juntar a falta de alguns nutrientes e a ingestão de chá, café ou fármacos. Algumas pessoas têm tantos tratamentos dentários que a textura a cor e a fisionomia dos dentes deixa de ser uniforme.

Solução: Reabilitação oral com diferentes técnicas

Há pacientes que tem a boca completamente desfeita e em que é necessário colocar trabalhos protéticos capazes de lhes proporcionar uma boca totalmente nova.

Interessa-lhe saber:

Há pessoas com bocas desfeitas, fruto da falta de cultura dentária. A solução passa por reconstruir totalmente as bocas e isso custa muito dinheiro.

Preço: É variável consoante as técnicas aplicadas. Pode ir de 400 a 50.000 euros.

Apinhamento dentário (Dentes tortos)

Causas: O principal motivo é a diferença entre o tamanho dos dentes e o espaço que existe para estarem alinhados.

Há ainda a considerar a influencia da musculatura perioral assim como determinados hábitos, tais como o facto da criança chuchar no dedo, que também lhe pode provocar dentes tortos no futuro.

Solução: Ortodontia

Pode utilizar-se a ortodontia removivel( de tirar e pôr, adequada ás crianças), ou fixa(com brackets de ceramica, metálicos, de safira e linguais).

Para os adultos existe ainda a opção INVISALIGN (com alinhadores praticamente invisiveis feitos sob medida.

invisalign-1O apinhamento dentário provoca algumas consequências a quem dele sofre, como a dificuldade de mastigação, de higienização, problemas estéticos e fonéticos.

A duração dos tratamentos varia de 6 meses a 3 anos(com consultas mensais de 30 a 45 minutos), dependendo do grau de apinhamento dentário.

Deve recorrer-se a um médico devidamente especializado em Ortodontia e Oclusão.

Preço: Ortondontia removivel – 600 a 1000 euros; brackets metalicos 1500 a 2000 euros por arcada; porcelana – 2500 a 4000 por arcada; Invilalign – 2500 a 6500 euros.

Gengivas demasiado proeminentes

Causas: Excesso de gengiva, quando está muito exposta sobretudo quando se sorri.

Este defeito é demasiado evidente naqueles casos em que o lábio superior é excessivamente fino.

O paciente pode também ter osso em demasia.

Solução: Gengivoplastia

Se a gengiva é muito proeminente, podemos realizar uma gengivoplastia de contorno (com laser ou bisturi electrico). É muito rápida e os resultados são imediatos.

Pode ainda proceder-se à redução de osso para consequente diminuição da gengiva. Este tratamento preconiza a utilização de facetas estéticas de cerâmica.

Pode ainda associar-se a cirurgia plástica para baixar o lábio e tapar um pouco a gengiva.

A recessão das gengivas, que deixa exposta a raiz dentária, é um problema comum em pessoas mais velhas e que supõe uma maior vulnerabilidade na estrutura dentária.

Este caso reage muito bem a técnicas complementares, como os lasers.

Preço: Entre 60 a 100 euros por dente(apenas uma consulta). Com cirurgia óssea, ronda os 300 por dente+coroa(2 a 3 consultas).

Dentes partidos

Causas: Pancadas ou traumatismos. Dentaduras deterioradas em que se realizaram restaurações pouco conseguidas.

Solução: Há vários tipos de fracturas dentarias. Se for por baixo da linha óssea, geralmente extrai-se o dente e coloca-se um implante.

Se a fractura for acima da linha óssea, em que há dor, o dente tem de ser desvitalizado, reconstruido e levar uma coroa nova. Se a fratura for apenas de esmalte, poderá ser reconstruída apenas com compósitos.

É preciso procurar um especialista que saiba efectivamente o que está a fazer. Os factores de qualidade são o tempo de consulta , os materiais e o conhecimento técnico do operador.

Pode durar de 30 minutos a 1:30h, dependendo do dente, da sua localização ou da sua anatomia interior.

Preço: Desvitalização dentária: entre 250 e 500 euros. Recontrução: entre 100 e 400 euros.

Dentição desigual

Causas: O tamanho distinto dos dentes pode ser determinado geneticamente.

Este problema também pode estar relacionado com outras circunstancias, como a inclinação, o desgaste e os traumatismos.

Solução: Existem varias opções de tratamento: contorno gengival, restaurações em compósito, colocação de coroas e capas de cerâmica ou Ortodontia.

Muitas vezes a colocação de coroas é complementada pelo contorno dos restantes dentes, que contribui para criar a ilusão de óptica de um melhor alinhamento.

Preço: Restaurações directas em compôsito – 110 a 350 euros por cada dente(1 consulta de 1h); coroas e capas cerâmica – 600 a 1000 euros por dente(2 consultas de 1:30h cada).

» Conheça 8 Receitas Caseiras Para Clarear os Dentes Sem Destruir o Esmalte

Diastemas (espaço entre os dentes)

Causas: A sua origem pode estar relacionada com condições genéticas que determinem excesso de espaço nas arcadas dentárias, presença dum freio labial baixo ou hábitos línguais inadequados, extracção de peças dentárias ou patologia oclusal.

Solução: Combinação de técnicas

Dependendo da dimensão do diastema pode ser tratado com ortodontia ou mesmo com restaurações em resina composta ou cerâmica.

Podemos realizar restaurações directas em compósito ou recorrer ás coroas e caps de cerâmica. Obviamente que o aparelho é o mais conservador e saudável.

As diferentes soluções garantem resultados espectaculares. O Preço depende das técnicas utilizadas e do tempo de tratamento.

Conheça os 5 principais Sinais e Sintomas de Cárie Dentária a Estar Atento