Meloeiro (Planta do melão)

Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 14 dezembro 2018

O meloeiro é uma planta rasteira ou trepadora, com caules herbáceos, folhas com 3-7 lóbulos, de margens dentadas e página inferior pilosa. As flores são amarelas e solitárias. A planta pertence à família das Cucurbitáceas e o seu nome científico é Cucumis melo. O meloeiro é uma planta anual e de porte rasteiro ou trepador quando tem gavinhas. Os caules são herbáceos, com nós onde se desenvolvem as folhas, gavinhas e flores. Das axilas das folhas surgem novos caules.

As folhas desenvolvem-se nos nós dos caules junto a um gavinha e constam de um limbo esférico a ovado, reniforme ou pentagonal, dividido em 3-7 lóbulos com as margens dentadas, com indumento na página inferior e de tacto áspero. O sistema radical é abundante, muito ramificado e de rápido desenvolvimento. As flores são solitárias e amarelas. Podem ser masculinas, femininas ou hermafroditas.

O fruto (melão) pode ter diferentes formas e cores, tanto da casca como da polpa, dependendo da variedade. Pode ser esférico ou alongado, com a casca verde, amarela, alaranjada, etc., lisa, reticulada ou estriada. A polpa pode ser branca, amarela, cor de creme, alaranjada, cor de salmão ou esverdeada. As sementes estão dentro do fruto, inseridas no tecido placentário e são alongadas, achatadas e brancas ou amareladas.