-->Mente sã em Corpo são - Educar Saúde

Mente sã em Corpo são

Publicado em 05/01/2010. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 8 dezembro 2018

Mente sã em Corpo são

As desordens morais têm relação com a saúde física. Se examinarmos o estado patético e horrível dos desajustados mentais, constataremos que os mesmos, com muita frequência, não gozam boa saúde física.
Consideremos os relatos diários de crimes e contravenções neste país. Crimes hediondos, os mais vis e mesquinhos, levam muitos hoje em dia ao precipício da ruína e do cárcere.

Perguntamos: Qual é a causa disto?
É deveras complexo e melindroso esse assunto, mas nem por isso sem solução. O mal se corta pela raiz; remedeia-se nos casos avançados; mas “prevenir é melhor do que remediar’, diz o sábio refrão popular.

Aqui jaz a solução para o mal: Prevenir. Mas, como?
Grande parte dos males da nossa atual sociedade deve-se ao fatode que, em sua maior parte, o povo é enfermo, e, conseqiõentemente, grande proporção dos “desajustados mentais” perambulam por este espaço a fora, cdristituindo grave ameaça à sociedade e subtraindo aos cofres públicos volumosas somas.

Com verdade o velho adágio – “mente sã em corpo’sãó’ – afirma a carência de saúde como causa das enfermidades mentais, pois, sem saúde, não se pode ter uma mente lúcida para enfrentar os problemas da vida. O principal fator de saúde é que o indivíduo possua sangue limpo. Pelos vasos sanguíneos flui a corrente da vida, levando a todos os setores do corpo as substâncias vitalizantes. Todos os órgãos se alimentam, operam as suas trocas e exercem suas funções, graças à corrente sanguínea. Se o sangue é impuro, em virtude de uma alimentação imprópria, todo o corpo se contamina, e também o cérebro, que; devendo ser um reservatório de pensamentos lúcidos, fica, em vez disso, embotado, obscurecido e entravado no desempenho de suas funções elevadas.

Em grande parte, os “desajustados” possuem, em maior ou menor grau, o treponema da sífilis no seu sangue.
Pessoas que parecem estar em perfeito juízo muitas vezes cometem desatinos que não seriam capazes de cometer se arrazóassem, pensassem por um instante, e usassem de paciência, mas não o fazem porque estão doentes, ainda que nem sempre o saibam. Aliás, a humanidade em geral está enferma, física e,espiritualmente. Os maus tratos infligidos ao corpo se fazem sentir no mais robusto indivíduo, ainda que tardiamente. O não sentir nada momentaneamente não é prova de saúde. É mera ilusão!

A mesma enfermidade não se manifesta de uma só maneira. Nem todos têm a mesma constituição. Daí a mesma doença variar de caráter, de indivíduo para indivíduo.

Ainda não existe um “elixir de longa vida” ou panacéia que cure todos os males. O único caminho seguro é prevenir, seguindo as normas da saúde, que abrangem uma variedade de preceitos que exigem esforços e perseverança.

A higiene mental está relacionada com a saúde física. Higiene em seu sentido lato significa saúde. Saúde mental ou espiritual não é produto do acaso nem cai do Céu. O que de melhor existe no mundo é a felicidade. Mas a mesma não se obtém ao léu. É produto da saúde física e mental. Disserta sobre o assunto eminente autoridade:

“A felicidade não reside apenas na posse de bens materiais, no exercício de uma profissão, na remuneração, no convívio de uma sociedade afável, nas vantagens de um ambiente de família satisfatoriamente ajustada. Ela depende de um equilíbrio emocional razoável, de uma segurança interna bem dosada.”

Só é feliz quem possui saúde – saúde em todo sentido – é essa a condição que está diante de nós como nosso grande alvo.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858