O que é? A mentoplastia é um procedimento cirúrgico realizado no mento, ou queixo, tendo em vista a sua redução ou aumento do queixo.
Esta cirurgia pode ter como objectivo corrigir anomalias de crescimento ou lesões resultantes de traumatismos, mas é cada vez mais utilizada como intervenção estética.
De forma simples, a mentoplastia consiste na inserção de um implante que pode ser feito de vários materiais, que vão moldar a forma do queixo conforme a pretensão da pessoa.
Conforme a necessidade da pessoa as opções de implantes variam, oferecendo diferentes tipos de matérias diferentes tipos de vantagens ou desvantagens.
Implantes Silásticos
1) Os implantes silásticos são feitos de plástico flexível e devido a essa característica é fácil de moldar em diferentes formas sendo ao mesmo tempo relativamente barato quando comparado com outras opções.
É também um tipo de implante fácil de colocar e remover se necessário. Em alguns casos, no entanto, este tipo de implantes pode deslocar-se depois de implantado e ser sentido sob a pele.
Implantes de Hidroxiapatita
2) Os implantes de hidroxiapatita são feitos de cerâmica leve mas resistente, em vez de plástico, sendo por isso mais caros que os silásticos.
Estes implantes têm uma superfície porosa, e por isso são ideais para permitir que os tecidos e os vasos sanguíneos cresçam em seu redor após a operação.
Isto faz com que o implante fique fixo e não se mova ou corroa o osso subjacente. É também um implante fácil de ser revisto em operações posteriores, se tal for necessário.
Implantes de Polietileno
3) Os implantes de polietileno são paticamente iguais aos de hidroxiapatita, divergindo apenas num factor: enquanto os de hidroxiapatita podem ser colocados em forma de uma única peça ou dividido em vários grânulos, os de polietileno têm que ser colocados em forma de uma única peça.
Implantes de Politetrafluoretileno
4) Os implantes de politetrafluoretileno (PTFE) de nome comercial teflon são implantes constituídos por uma mistura de tecido e borracha, sendo muito maleáveis e porosos, o que permite aos tecidos e vasos em seu redor aderirem a ele.
No entanto não aderem directamente ao osso, existindo por isso o risco de se moverem e causarem erosão óssea.
Resultados da mentoplastia
Os resultados das mentoplastias são de forma geral do agrado dos pacientes. A colocação de implantes não é considerada uma cirurgia complicada e é feita através de cortes no interior da boca, descolando a pele e evitando assim cicatrizes externas.
À primeira vista pode parecer algo assustador, mas é uma cirurgia simples que dependendo da duração da intervenção e da condição psicológica do paciente, pode até ser realizada com anestesia local em vez de geral.
Em muitos casos pode até ser realizada com carácter ambulatório, podendo o paciente ir para casa no mesmo dia da operação, permanecendo com um curativo durante cerca de uma semana.
Depois disso pode recomeçar a sua actividade laboral e social normalmente, apesar do processo de cicatrização e adaptação do implante demorar mais algumas semanas. De forma geral, os resultados finais ficam visíveis ao fim de 3 meses.
Riscos e complicações da mentoplastia
Como em qualquer intervenção cirúrgica, existem riscos associados, e a mentoplastia não é excepção, apesar de estatisticamente apenas em 5% dos casos ocorrerem complicações.
O problema mais comum é a movimentação do implante após a cirurgia, o que tipicamente implica nova cirurgia.
Outras complicações menos comuns mas que também podem ocorrer são a erosão do osso por baixo do implante e possíveis danos na zona das raízes dos dentes.
Estes problemas podem ser na maioria dos casos evitados se a preparação para a cirurgia for bem feita escolhendo o tipo de prótese mais apropriado a cada caso.
Podem existir casos em que outras cirurgias complementares podem ser necessárias, como pequenas intervenções nos maxilares ou remoção da gordura debaixo do queixo.
Finalmente, algumas próteses necessitam de ser substituídas ou modificadas ao fim de alguns anos, por isso a possibilidade de novas cirurgias é sempre real.
Mas mais uma vez, a escolha acertada da prótese pode evitar este problema.
Fotos Antes e Depois da Mentoplastia
Quanto custa uma Mentoplastia em Portugal? Clínicas e preços
Em Portugal os preços deste tipo de cirurgia variam, mas em média os gastos totais deverão rondar os 1500 euros, mas podem ir até aos 3000 euros. Se vir preços muito abaixo deste valor, fique alerta e informe-se sobre as condições e credenciais da clínica e médicos.
Existem várias clínicas localizadas em Portugal que realizam este tipo de operação, onde podemos destacar a Clínica Milénio, em Lisboa, que funciona desde 1997 e tem especialistas nos mais diversos tipos de cirurgia estética e é liderada pelo Dr. Ângelo Rebelo, um dos mais conceituados na sua área. É uma clínica que aposta constantemente na inovação e tecnologias e é muitas vezes referenciada na imprensa.
A Clínica Ibérico Nogueira, com instalações em Lisboa e no Algarve, é outra clínica com credenciais, possuindo instalações modernas e especialistas nas várias áreas da cirurgia e outras intervenções estéticas.
Quanto custa uma Mentoplastia no Brasil? Clínicas e preços
No Brasil as mentoplastias rondam normalmente os 2500 reais, podendo atingir os 4000 reais. Qualquer preço baixo destes valores deve ser encarado com desconfiança.
Uma das clínicas com melhores condições é o Centro de Cirurgia Plástica e Reabilitação liderado pelo Dr. Domingos Quintella de Paola, localizado no Rio de Janeiro, que reúne instalações modernas e uma equipa de qualidade.
Outra excelente opção é o Hospital de Cirurgia Plástica Volney Pitombo, também no Rio de Janeiro, um dos centros mais modernos do país, e que oferece variadíssimas opções estéticas e um centro de recuperação.
O Dr. Pitombo é um dos mais conceituados do país, tendo vasta experiência também no estrangeiro.
Partilhe connosco a sua esperiência e ajude centenas de usuários. Publique também a sua foto antes e depois da mentoplastia nos comentários.
A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.
Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui
A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.
Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.
O processo de atualizações é simples.
Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui
Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.