Mesoterapia é uma técnica que pode ocasionar marcas ou intumescimento na região aplicada, além de não ser recomendada para gestantes.
Definição de mesoterapia
Desenvolvida na França, a mesoterapia, igualmente conhecida como intradermoterapia, se resume à utilização de determinados compostos, que podem ser ministrados sobre os músculos, na epiderme, ou na derme. O sucesso da técnica se deve à diminuição da probabilidade de reações adversas, consequência direta do fato de a mesoterapia focar apenas uma região específica por vez.
Os objetivos do método são variados. Geralmente, ele é uma alternativa terápica guiada para combater a queda de cabelos, o aparecimento de estrias brancas, além de eliminar a gordura localizada acumulada.
As substâncias adotadas durante o processo oscilam conforme os resultados almejados e o problema a ser tratado. A fosfatidilcolina, por exemplo, foi uma das pioneiras, sendo utilizada durante os anos de 1990. Por um tempo, esse composto foi muito usado. Porém, devido à inexistência de estudos científicos que corroborassem sua real eficácia, a fosfatidilcolina acabou tendo o uso suspenso para cirurgias plásticas, decisão tomada por muitos países.
Atualmente, são usados os compostos xantina, hialuronidase, e tiratricol, além de substâncias originárias da cafeína, alcachofra, e girassol. Grande parte deles é criada em laboratório.
Recomendações da mesoterapia
Versátil, o uso da mesoterapia abrange tanto o tratamento facial quanto o restante do corpo. Isso faz com que ela seja útil para tratar uma série de problemas. Dentre as razões que levam as pessoas a buscarem o método destacam-se:
Formação de celulite
Nesse caso, os compostos ativos usados pela mesoterapia é a L-carnitina, responsável por inibir a ação das toxinas causadoras do processo inflamatório que culmina no aparecimento da celulite, e o Metil silenadriol (o silício orgânico), que ajuda a evitar o novo acúmulo das referidas toxinas.
Irrompimento de estrias esbranquiçadas
Para combater esse tipo de cicatriz, ocasionada em virtude da deterioração das fibras elásticas, a intradermoterapia costuma usar uma mescla de substâncias constituída pelo asiaticosídeo, o buflomedil, e o ácido hialurônico.
Excesso de gordura localizada
Visando acabar com a gordura extra que se deposita nas coxas, laterais dos quadris, e essencialmente na região abdominal, a mesoterapia pode trabalhar com uma combinação entre o tiratricol, a cafeína, e o desoxicolato.
Queda de cabelo
Independentemente do que tenha motivado a queda dos fios – oscilações das concentrações de hormônios, calvície hereditária, ou déficit vitamínico –, o problema pode receber tratamento através da mesoterapia. Mas, antes disso o paciente deve passar por um diagnóstico preciso, já que a causa influencia no tipo de compostos adotados durante a terapia.
A mesoterapia está também indicada no rejuvenescimento facial e redução de rugas, podendo ser usada para aplicar o tão famoso plasma enriquecido com fatores de crescimento, tratamento muito em voga no mundo das celebridades que obteve uma designação bem estranha, Vampire Facelift, conhece? Leia mais sobre o tratamento:
Características da mesoterapia
Como mencionado anteriormente, o método usado pela mesoterapia é o de incutir determinadas substâncias sob a pele. Isso é feito exatamente sobre a região afetada, ou seja, os compostos agem sobre uma localidade específica.
Utilizando-se agulhas com dimensões de diâmetro que variam entre 1 e 2 mm, as substâncias são definidas e aplicadas na epiderme, na derme, ou ainda sobre as massas musculares. Essas agulhas garantem que os compostos consigam uma penetração que oscila entre 3 e 8 milímetros. A profundidade escolhida é diretamente proporcional à área que será envolvida quanto à absorção das substâncias.
Com relação à aplicação sobre os músculos, geralmente eles recebem elementos com função relaxante (ou anestésica) e anti-inflamatória. Devido à restrição sobre o total de substâncias introduzidas nestes casos, quanto menor for a região a ser tratada, mais significativos serão os resultados obtidos.
Quando o método foca os depósitos de gordura, a combinação dos compostos utilizada é inserida no interior das células de lipídios que formam o tecido adiposo, melhorando a fluidez da gordura. Neste estado, as moléculas de gordura passam a ser reincorporadas ao fígado, sofrendo em seguida as ações do metabolismo.
Depois disso, a gordura tem três caminhos dentro do organismo: ser descartada pelo corpo através da urina ou das fezes, ou ainda ser reutilizada sob a forma de energia.
Sobre a forma de aplicação das substâncias, a intradermoterapia pode ser mais simples, valendo-se apenas de um conjunto composto por seringa e agulha, ou usar as chamadas pistolas de mesoterapia.
Estes instrumentos trazem vantagens e desvantagens. Mais aprimorados e modernos, os compostos químicos são introduzidos em várias posições de forma eletrônica, o que possibilita mensurar com maior precisão tanto a concentração das substâncias quanto a profundidade com que elas serão inseridas.
Entretanto, esses equipamentos requerem esterilização, o que pode envolver diversas complicações. Já as agulhas são descartáveis.
Número de sessões da mesoterapia
O total de sessões necessárias para conclusão da mesoterapia oscila entre 5 e 10, sendo que o tempo de cada sessão gira em torno de meia hora, e o intervalo entre elas pode ser a cada sete dias.
Os efeitos exibidos também variam conforme as particularidades de cada indivíduo e problema em foco. Em média, os resultados costumam ser notados por volta da 3ª sessão.
Profissionais que realizam a mesoterapia
Ao contrário do que, talvez, possa sugerir, a mesoterapia é um procedimento rápido, mas extremamente complexo. Isto se deve ao extenso conhecimento anatômico sobre o corpo humano que é exigido, condição imprescindível para que o profissional consiga tomar decisões céleres durante possíveis complicações geradas pelo procedimento.
Essas características determinam que o profissional indicado para efetuar o processo seja um fisioterapeuta, cirurgião plástico ou dermatologista, todos especializados na região a ser tratada através do método exposto.
Cuidados pré-operatórios que envolvem a mesoterapia
Nos dia marcado para a primeira sessão da mesoterapia, é fundamental que o paciente apresente uma pele limpa, ou seja, livre de quaisquer resquícios provocados por produtos cutâneos, como os hidratantes.
A mesma atenção deve ser voltada para o uso de substâncias anticoagulantes, como o ácido acetilsalicílico. Logo, a utilização de remédios com esta função deve ser interrompida nos dias que antecedam a realização do processo.
Cuidados pós-operatórios que envolvem a mesoterapia
As regiões que receberão as aplicações dos compostos devem ser tratadas com máxima cautela. Desse modo, durante o tratamento aconselha-se o uso de tecidos leves e suaves, como os de algodão, em detrimento de peças que produzam atrito com a pele, como calças, saias, e bermudas jeans. Visando evitar o atrito com outras superfícies, também não é recomendado o contato direto com elas se a pele estiver desprotegida.
A utilização de compressas geladas é bem útil para minimizar o surgimento de hematomas, além de ajudar a aplacar possíveis dores e incômodos análogos. Em caso de hematomas, o paciente deve proteger o corpo adequadamente contra a incidência dos raios solares, já que ela pode ocasionar nódoas na pele.
Por fim, deve-se evitar o uso de outros métodos com fins estéticos sobre a mesma área tratada pela mesoterapia.
Contraindicações da mesoterapia
Segundo os especialistas da área médica, o procedimento não é indicado para pessoas portadoras de alguma doença autoimune (o lúpus é uma delas), que tem como característica principal a deterioração dos tecidos do corpo em uma ação direta do próprio sistema imunológico.
Indivíduos que apresentem alguma enfermidade vinculada à pele, ou algum nível de alergia perante os componentes da fórmula a ser aplicada (lembrando que as variações de compostos é bem significativa e abrange objetivos específicos) também estão impedidos de realizar a mesoterapia.
Finalmente, gestantes e lactantes também devem evitar a intradermoterapia, uma vez que os compostos utilizados no tratamento podem se misturar ao leite materno, ou prejudicar a saúde do feto de outras maneiras.
Complicações da mesoterapia
Assim como qualquer outro procedimento análogo, o paciente que se submete à mesoterapia pode vir a ser infectado por microbactérias. Geralmente, infecções como essa acontecem em decorrência da não higienização adequada dos utensílios usados, ou mesmo devido ao contágio sofrido pelos compostos da fórmula em questão.
O grande problema gerado por essa infecção é que o tratamento costuma envolver uma série de medicamentos, podendo culminar em marcas que podem causar constrangimento estético ao paciente.
Outras sequelas também podem surgir, como atrofias, necroses, urticária, e erupções cutâneas. Todos elas podem ter três origens: má operação por parte do profissional envolvido, substância aplicada incompatível com o organismo do paciente, ou compatível, mas aplicada de maneira inadequada. Todavia, trata-se de problemas insólitos quando o profissional convocado para executar o procedimento cumpre todos os pré-requisitos necessários.
Analisando os resultados de uma forma ampla, as complicações que ocorrem com mais frequência são o aparecimento de equimoses, inchaços, manchas vermelhas, e dores, que podem surgir de forma isolada ou em conjunto após a injeção das substâncias.
Como amplificar os resultados proporcionados pela mesoterapia
Bons resultados não se baseiam única e exclusivamente através das melhorias conquistadas por meio da mesoterapia. Eles podem ser ampliados mediante a adoção de algumas ações:
• Exercícios físicos: Exercitar o corpo com regularidade é vital para que ele não volte a alojar gorduras em lugares indesejados. A prática constante de atividades físicas faz com que toda a gordura extra seja usada, principalmente, sob a forma de energia, em vez apenas da glicose.
Além disso, os benefícios propiciados ao organismo são indispensáveis, como aceleração dos processos metabólicos, e aperfeiçoamento do fluxo da corrente sanguínea, que por sinal ajuda a evitar a formação de celulite.
• Alimentação equilibrada: Já está mais do que comprovado que a alimentação desregrada está por trás de muitos do problemas de saúde típicos da sociedade moderna. Dentre outras consequências, um cardápio mal elaborado também contribui para o acúmulo de gordura na região abdominal e o desenvolvimento da celulite.
Dessa forma, é preciso balancear o que é ingerido diariamente, substituindo os alimentos excessivamente gordurosos, ricos em carboidratos e açúcar, por outros muito mais nutritivos e que ajudam a elevar a sensação de saciedade.
Os especialistas lembram que a hidratação também é extremamente importante.
• Tratamentos à base da incidência de raios laser: Se o foco estiver sobre as estrias, tratamentos com raios laser fracionados podem favorecer indiscutivelmente a qualidade dos resultados. Os especialistas garantem que eles removem até mesmo as marcas causadas por estrias.
Essas são alternativas não apenas recomendadas para que se tenha uma vida mais saudável, mas igualmente para diminuir as chances de reincidência de problemas como estrias, gorduras localizada, e celulite.
Quanto custa
O preço das sessões de mesoterapia varia entre: 50 a 75 euros em Portugal. No Brasil um pack de 12 sessões pode variar entre R$ 800,00 a 1500 reais.
Clínicas em Portugal
– Corporacion Dermoestetica
– Clínica Milénio
– Clínica Mymoment
Fotos Antes e Depois
Clique nas imagens para aumentar:
E você, já realizou este tratamento? Gostou dos resultados? Partilhe suas dúvidas e experiências no fórum e ajude muitas pessoas!
Dermatologista - CRM: 46.608 / RQE: 32.368
O Dr. Daniel Seixas Dourado é Graduado em Medicina pela Universidade Severino Sombra – RJ – 2007. Para além disso possui:
- Especialização em Dermatologia: Hospital Eduardo de Meneses (FHEMIG) – 2009.
- Pós-Graduação Lato-Sensu em Medicina e Cirurgia Aplicada a Estética: CEMEPE – Belo Horizonte – 2010.
- Título de especialista em Dermatologia: Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e pela associação médica brasileira – AMB.
- Especialização em cirurgia da restauração capilar: Facultè de médecine Pierre et Marie de Curie de Paris / France – 2014.
- É membro titular da sociedade brasileira de dermatologia – SBD.
- Membro titular da sociedade brasileira de cirurgia Dermatológica (SBCD).
- Membro da associação brasileira de cirurgia e restauração capilar- ABCRC.
Endereço: Rua Bernardo Guimarães, 2717, sala 903 - Santo Agostinho, Belo Horizonte – MG
Email: atendimento@drdanieldourado.com.br
Telefone: (31) 9 9446 2446
Também pode encontrar o Dr. Daniel no Linkedin, Facebook e Instagram. Pode consultar o Currículo Lattes Aqui.
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.