Mioma uterino

Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 14 dezembro 2018

Um mioma uterino é um tumor benigno (isto é, não canceroso) que se forma no útero, órgão vulgarmente designado por ventre.

Os miomas podem desenvolver-se no interior ou no exterior do útero ou na parede do mesmo. Os miomas uterinos são comuns e apresentam um desenvolvimento lento.

As mulheres com idades compreendidas entre os 30 e os 40 anos correm um risco mais elevado de formação de miomas.

Estes podem ser pequenos ou grandes tendo, geralmente, consequências de pouca gravidade. Podem, inclusivamente, não gerar qualquer problema.

Causas do mioma uterino

A causa dos miomas é desconhecida.

Sinais e sintomas

Poderá ignorar o facto de ter um mioma devido ao facto de não lhe causar qualquer queixa. Por outro lado, poderá ter uma hemorragia intensa ou dores durante o período menstrual.

Os seus períodos menstruais poderão durar mais ou menos tempo do que o habitual. Poderá ter perdas de sangue entre os períodos menstruais.

Os miomas uterinos podem, além disso, fazer com que sinta dores durante as relações sexuais. Poderá ter dores no abdómen (barriga) ou no fundo da região lombar.

É possível que urine com mais frequência devido à pressão que o mioma exerce na bexiga. Os miomas também poderão fazer com que tenha dificuldades em engravidar.

Leia também: Líquido no Útero: Desfrute de 18 Remédios Caseiros para Problemas no Útero

Diagnóstico do mioma uterino

É importante que consulte o médico para a realização de um checkup ginecológico. O mioma será examinado para ver se se está a desenvolver de forma demasiado rápida ou se está grande demais.

Um exame designado por ecografia poderá ser efectuado para examinar o(s) mioma(s) sua localização, número e evolução.

Prevenção e Cuidados a ter: Vigilância ginecológica anual

Riscos e Complicações: Hemorragia, dores nas relações. Muito raramente estes tumores podem degenerar em tumores malignos.

Tratamento para mioma uterino

Nenhum tratamento será necessário se o(s) seu(s) mioma(s) não lhe estiver(em) a causar problemas e tiverem dimensões reduzidas.

Poderão prescrever-lhe uma medicação se os miomas lhe estiverem a causar problemas. Poderá ter que realizar uma cirurgia para “tirar” todo o útero.

Por vezes, apenas o mioma é removido. A remoção do útero constitui a única “cura” definitiva para os miomas.

Foto – Tipos de miomas:

Tipos de cirurgias utilizadas:

– miomectomia
– miomectomia por via histeroscópia
– miomectomia laparoscópica
– miomectomia abdominal
– histerectomia

Descubra Como Fica a Mulher Após Retirar o Útero