Mucocele (Cisto Mucoso): 11 Tratamentos Caseiros para Bolha no Lábio Inferior

Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 14 dezembro 2018

O que é: A mucocele, também conhecida como cisto oral ou cisto mucoso, é uma bolha clara que se desenvolve no interior do lábio, céu da boca, ou na língua.

Este cisto oral de retenção salivar ocorre quando uma glândula salivar é ferida ou bloqueada.

Maioritariamente resulta de algum tipo de trauma no local, que pode ser devido a lesão de um golpe ou objeto pontiagudo ou uma mordida acidental nos tecidos moles localizados dentro da boca, especialmente devido aos dentes adjacentes.

Quando a mucocele é pequena, geralmente não causa dor.

No entanto, os cistos mucosos maiores podem causar alguma dor, principalmente quando existe contato direto com a bolha.

As Mucoceles superficiais podem por vezes rebentar e libertar o líquido existente sem qualquer tipo de intervenção.

Já nos casos em que a bolha está localizada mais profundamente, pode durar mais tempo a desaparecer, e até mesmo necessitar de remoção cirúrgica a laser ou através de outras técnicas minimamente invasivas.

Foto De Mucocele Cisto Oral No Labio

A falta de higiene dental, bem como o hábito de morder o lábio ou a bochecha devido ao estresse, pode colocar a pessoa em maior risco de desenvolver cistos mucosos.

Este tipo de “galo” ou hiperplasia de tecidos moles, pode causar uma série de desconfortos, uma vez que pode dificultar a mastigação, fala e deglutição.

Estes cistos orais são geralmente de formato arredondado, de cor esbranquiçada ou azulada e caracterizam-se por um inchaço semelhante a um “galo”.

A Mucocele é muitas vezes confundida com as aftas, mas tenha em mente que as mucoceles aparecem como bolhas levantadas enquanto a afta aparece como uma ferida ou úlcera.

Felizmente, como já referido, na maioria dos casos, estes cistos mucosos desaparecem por conta própria. Juntamente com isso, existem também muitos remédios caseiros simples que podem reduzir o desconforto e acelerar o processo de cicatrização.

É importante que antes de tentar qualquer remédio, os cistos localizados na boca devem ser sempre verificados por um médico, de forma a poder excluir-se condições mais graves.