-->Bolha na boca pode ser Mucocele - Veja como tratar com remédios caseiros - Educar Saúde

Mucocele (Cisto Mucoso): Tratamentos Caseiros que ajudam a acelerar a cura

Publicado em 13/12/2016. Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 4 março 2019

O que é: A mucocele, também conhecida como cisto oral ou cisto mucoso, é uma bolha cheia de líquido que ocorre no lábio ou na boca. Geralmente tem uma cor clara e se desenvolve no interior do lábio, céu da boca, ou na língua. Este cisto oral de retenção salivar normalmente ocorre quando uma glândula salivar é ferida ou fica bloqueada.

Maioritariamente resulta de algum tipo de trauma no local, que pode ser devido a lesão de um golpe ou objeto pontiagudo, ou uma mordida acidental nos tecidos moles localizados no interior da boca. As principais causas incluem:

  • mordidas nos lábios (a causa mais comum)
  • mordidas na bochecha
  • uso de piercings
  • má higiene dental
  • ruptura acidental de uma glândula salivar
  • danos crônicos causados por dentes adjacentes.

Quando a mucocele é pequena, geralmente não causa dor. No entanto, cistos mucosos maiores podem causar alguma dor, principalmente quando existe contato direto com a bolha.

As Mucoceles superficiais podem por vezes rebentar e libertar o líquido existente sem qualquer tipo de intervenção.

Já nos casos em que a bolha está localizada mais profundamente, pode durar mais tempo a desaparecer, e até mesmo necessitar de remoção cirúrgica a laser ou através de outras técnicas minimamente invasivas.

Foto De Mucocele Cisto Oral No Labio

A falta de higiene dental, bem como o hábito de morder o lábio ou a bochecha devido ao estresse, pode colocar a pessoa em maior risco de desenvolver cistos mucosos.

Este tipo de “bolhinha” ou hiperplasia de tecidos moles, pode causar uma série de desconfortos, uma vez que pode dificultar a mastigação, a fala e a deglutição.

Estes cistos orais são geralmente de forma arredondada, de cor esbranquiçada ou azulada e caracterizam-se por um inchaço semelhante a um “galo”. A Mucocele é muitas vezes confundida com as aftas.

Felizmente, como já referido, na maioria dos casos, estes cistos mucosos desaparecem por conta própria. Juntamente com isso, existem também alguns remédios caseiros simples que podem reduzir o desconforto e acelerar o processo de cicatrização. No entanto, antes de aplicar qualquer solução caseira, é importante que os cistos sejam  verificados pelo médico, de forma a poder excluir-se condições mais graves, como o câncer. Dependendo do caso, o médico podem exigir uma biópsia quando:

  • o cisto mucoso tem tamanho maior que 2 centímetros
  • a aparência do cisto sugere adenoma (câncer) ou lipoma
  • não há histórico de trauma no local.
Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.

Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.