-->Mudar de atitude - Educar Saúde

Mudar de atitude

Publicado em 02/05/2011. Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

O cansaço e o stress provocados pela rotina podem ser contrariados. Mudar de atitude esta Primavera só depende de si. As férias provavelmente ainda não chegaram para poder espairecer, no entanto, está cansado da rotina do dia-a-dia e anseia por uma mudança na sua vida. Deixamos-lhe uma sugestão: atreva-se a mudar de atitude!

Espreguice-se

Comece o seu dia com um demorado espreguiçar. Vá… estique-se. Um bom alongamento logo pela manhã estimula os músculos e acorda o organismo. Enquanto se espreguiça inspire profundamente e expire devagar, como que a saudar o seu dia. Repita várias vezes. Depois de oxigenar bem o seu cérebro, está muito mais predisposto a pensamentos positivos.

Pequeno-almoço

Está na hora de um bom pequeno-almoço. Deve incluir fruta, lacticínios, proteínas (ovos e fiambre) e alguns hidratos de carbono (pão e cereais). Evite o excesso de açúcares.

Cafeína

Limite o consumo de café. Um ou dois cafés por dia são o ideal. O consumo excessivo pode perturbar o organismo. Aumenta a tensão arterial, o ritmo cardíaco, a predisposição a dores de cabeça, a ansiedade e a sensação de cansaço. Se sofre de insónias, o seu último “cafezinho” do dia deverá ser o do almoço.

Duche

Evite tomar duche com água demasiado quente. Apesar de uma “banhoca” bem quentinha ser bastante agradável, contribui para a flacidez da pele. Um banho mais fresquinho tonifica os tecidos e estimula a circulação. Vai sentir-se revigorado.

Stress

No trabalho fuja da pressão e faça pausas, mesmo que curtas. Se se sentir irritado conte até dez, respire fundo e pense em coisas agradáveis. Vai conseguir enfrentar os problemas com maior serenidade. Se tiver possibilidade coloque objectos com cores alegres sobre a sua secretária, de preferência que lembrem a infância. Alguns estudos sugerem que este tipo de objectos tem um poder relaxante sobre os adultos.

Exercício físico

Escolha uma atividade física que goste e que seja adaptável ao seu horário semanal. Se não tiver “tempo” para ir a um ginásio, não arranje desculpas! Ande a pé, faça jogging ou dance. Qualquer uma destas actividades não precisa de local ou hora certa. A prática regular de exercício físico previne a ansiedade, a depressão e atenua o stress. Beneficia os sistemas cardiovasculares, respiratórios, imunitário, ósseo e muscular.

Mime-se

Cuide de si! Tire um dia para pensar e tratar de si. Faça tudo a que tem direito: exfoliação do corpo, tratamentos ao rosto, mãos, pés e massagens são apenas alguns dos mimos que pode usufruir.

Imagem

Renove a sua imagem, atreva-se! Corte o cabelo ou mude de penteado, vá às compras! Revire o seu estojo de maquilhagem. Tem alguma das cores que estão na moda? Arrisque usar novas tonalidades. Basta uma nova cor de batom para que o seu rosto sinta a diferença.

Uma pequena mudança pode fazer toda a diferença, só depende de si!

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Equipe Editorial

A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.