Natação – Beneficios da Natação para a Saude

Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 12 dezembro 2018

Natação – Beneficios da natação para a saude – Adaptação ao meio aquático

Durante nove meses de gestação o bebé está envolvido em líquido, assim o banho é-lhe familiar e constitui um motivo de prazer. Contudo, contrariamente ao que é comum pensar-se, os bebés não sabem nadar quando nascem e os movimentos sucessivos que fazem dentro de água ainda não estão coordenados e são involuntários pois ainda não têm a actividade motora organizada, é escusado pensar que um miúdo de quatro anos sairá de uma piscina a nadar. O objectivo principal é o desenvolvimento de carácter lúdico, educativo e aprendizagem do bem-estar. A partir daqui, o desenvolvimento normal biológico será muito melhor e mais equilibrado. A idade mais aconselhável de iniciar a adaptação ao meio aquático é por volta dos cinco meses. A partir dos quatro anos inicia-se o desenvolvimento da primeira técnica.

Os benefícios da prática regular deste tipo de actividade são etiologias diversas e reflectem-se em vários níveis do desenvolvimento: psicológico e fisiológico. Um dos objectivos primordiais é o desenvolvimento progressivo da criança que permite quando ele começar a coordenar os movimentos que comece a nadar com facilidade. O desenvolvimento motor é outra das vantagens: ao aliar o carácter lúdico ao treino físico, as aulas de Natação facilitam o crescimento das crianças, contribuem para uma organização mais harmónica dos movimentos e estimulam a motricidade, facto porque dentro de água a gravidade é menor, o que facilita os movimentos. Por ser bastante benéfica a frequência de ida à Piscina é aconselhável a crianças com atrasos no seu desenvolvimento motor ou problemas ao nível do aparelho respiratório e se necessitarem da sua estimulação.

Em termos sociais esta prática é importante pois favorece e cria união e boas relações com os colegas mesmo nos balneários quando promove a proximidade física e afectiva. Por fim o último objectivo, a aprendizagem técnica, uma vez que a criança desta idade ainda não coordena os movimentos com a respiração é impossível aprender as técnicas de Natação, mas começa aqui a aprender as noções básicas. Em Portugal há cada vez mais alunos nas aulas de Natação e prevê-se que este número aumente consideravelmente, pelo que todos os anos o número de praticantes é cada vez maior.

Mesmo aqueles que praticam desportos passivos como por exemplo a pesca ou desportos radicais como o Surfe procuram esta modalidade para poderem praticar estes desportos. Neste concelho como em todos os outros morrem crianças por afogamento nos rios, praias, piscinas, mares e lagos o que leva a muitos pais inscreverem os seus filhos nesta modalidade desportiva como precaução para o futuro, o que por vezes muitas mães dizem como exemplo “o meu filho desenrasca-se sozinho”. Mas de facto as estimativas nacionais de óbitos por afogamento no nosso país ainda são bastante elevadas.

Tentar evitar é difícil mas é mais fácil prevenir em todos os aspectos. Pratique Natação, pois será mais saudável crescendo, desenvolvendo e prevenindo-se. Irradiar o desporto em qualquer idade é simplesmente perder anos de vida. Amem intensamente os vosso filhos, ‘disciplinem de forma construtiva, ‘passem tempo juntos, ‘ensinem seus filhos a diferenciar o certo do errado, ‘criem respeito mútuo, ‘escutem-nos realmente, ‘dêem orientação desportiva em vez de desportos “ electrónicos” e ‘sejam realísticos.

COMO É QUE OS PAIS PODEM AJUDAR OS FILHOS QUE PRATICAM DESPORTO?

A Natação é o desporto mais completo desde o ponto de vista competitivo e o mais recomendado do mundo pelos médicos. A natação favorece o encontro entre os homens em clima de sinceridade e alegria, permite-lhes conhecerem-se melhor, estimarem-se despertando neles o sentido de solidariedade, o gosto da acção, generosa e desinteressada, dando uma nova dimensão à fraternidade. Este desporto solicita permanentemente todos os membros superiores e inferiores desenvolvendo todas as massas musculares. O meio aquático é muito favorável ao trabalho muscular e muito benéfico ás pessoas que sofrem de dores nas costas, deficiências respiratórias, cardiovasculares, dores reumáticas, problemas posturais e stress.

Existem várias formas de praticar a natação: Natação Pura; Iniciação à Natação; Manutenção; Hidroterapia; Hidroginástica e Competição. Os pais podem ajudar pela forma como valorizam a presença dos filhos no ambiente desportivo que eles escolheram; Pelos comentários que fazem acerca da participação do filho na prática desportiva e em particular pelo realismo e adequação das expectativas que os ajudam a criar, através da sua acção e das suas palavras; Pelo significado que atribuem aos momentos de sucesso e insucesso vividos pelos seus filhos, tanto nos treinos como principalmente nas competições; Pelas atitudes e comportamentos que tomam durante as competições, perante adversários, árbitros, treinadores e companheiros do grupo a que o seu filho pertence; Pelo auxilio que prestam na organização do regime diário de vida dos filhos, permitindo conciliar as tarefas escolares, os deveres familiares e a sua participação no desporto; Pelos princípios da ética desportiva que defendem e, sobretudo, que praticam.

Amem intensamente os vosso filhos, ‘disciplinem de forma construtiva, ‘passem tempo juntos, ‘ensinem seus filhos a diferenciar o certo do errado, ‘criem respeito mútuo, ‘escutem-nos realmente, ‘dêem orientação desportiva em vez de desportos “ electrónicos” e ‘sejam realistas.