Neuralgia Occipital

Revisão Clínica: Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653). Atualizado: 09/09/24

O que é a neuralgia occipital?

Continua depois da Publicidade

A nevralgia ou neuralgia occipital é um raro tipo de cefaleia crônica. Ocorre quando a dor provém da região occipital e se espalha através dos nervos occipitais.

Os nervos occipitais correm desde a parte superior da medula espinhal até o couro cabeludo.

Ao contrário das dores de cabeça ou enxaquecas, a neuralgia occipital pode ser desencadeada rapidamente, mesmo um simples toque como escovar os cabelos.

A parte mais grave dos ataques é breve, com dor intensa e aguda que dura apenas alguns segundos até alguns minutos.

A dor de enxaqueca, que também é grave, dura muito mais do que a dor por nevralgia occipital.

Estima-se que a neuralgia occipital afeta cerca de três em cada 100,000 pessoas por ano.

Neuralgia Occipital

Quais são os sintomas da neuralgia occipital?

O sintoma primário da neuralgia occipital é a dor súbita e severa que muitas pessoas associam com enxaquecas.

Esta dor é descrita como intensa, penetrante, pungente e aguda.

Os episódios de dor intensa podem durar apenas alguns minutos ou segundos, mas a sensibilidade ao redor dos nervos pode persistir posteriormente.

Como as enxaquecas, a dor pode acontecer mais num lado da sua cabeça do que o outro.

Os episódios de nevralgia occipital são improváveis de ter sintomas como lacrimejar ou vermelhidão dos olhos, o que é comum com outros transtornos primários de cefaleia.

Ao contrário das dores de cabeça de tensão, os episódios de nevralgia occipital sentem-se mais como uma dor pungente em vez de um latejo molesta.

O que causa a neuralgia occipital?

A neuralgia occipital é mais comummente causada por nervos comprimidos na raiz do pescoço de uma pessoa. Às vezes, isso é causado por músculos que são muito apertados no pescoço de uma pessoa.

Continua depois da Publicidade

Em alguns casos, pode ser causada por uma lesão na cabeça ou no pescoço. A tensão crônica do pescoço é outra causa comum.

Outras condições que podem levar ou contribuir para as causas da neuralgia occipital incluem:

  • osteoartrite, especialmente da coluna cervical superior, que pode comprimir os nervos
  • tumores que afetam raízes nervosas
  • inflamação dos vasos sanguíneos
  • gota
  • infeção

Ataques ou episódios individuais de neuralgia occipital podem ocorrer aparentemente espontaneamente, ou ser desencadeados por um toque leve.

Como é diagnosticada?

Quando marcar uma consulta com o seu médico, eles primeiro perguntarão sobre o seu histórico médico. Eles vão perguntar por quanto tempo experimentou os sintomas e podem fazer perguntas para buscar condições subjacentes.

Durante o exame físico, se suspeitarem de nevralgia occipital em vez de dores de cabeça ou enxaquecas, eles pressionarão as regiões occipitais para ver se sente dor como resultado.

Para descartar outras condições e procurar a causa subjacente da nevralgia occipital, o seu médico pode solicitar testes de imagem adicionais, como uma ressonância magnética ou uma tomografia computorizada.

Isso os ajudará a examinar a coluna vertebral, e procurar por diferentes causas da dor. Na maioria dos casos, os exames neurológicos retornam sem anormalidades da nevralgia em si.

Como é tratada a neuralgia occipital?

Como é Tratada A Neuralgia Occipital

Uma variedade de diferentes opções de tratamento estão disponíveis para a neuralgia occipital.

O seu médico pode primeiro recomendar a tentativa de tratamento domiciliar, que inclui a aplicação de compressas quentes na área afetada e a adoção de AINE (anti-inflamatórios não esteróides) como o ibuprofeno (Advil).

O médico também pode recomendar fisioterapia, relaxantes musculares prescritos e massagem, que podem ajudar a tratar os nervos comprimidos causados por músculos apertados.

Os antidepressivos antiepiléticos e tricíclicos podem ser usados para reduzir os sintomas também.

Se os métodos mais conservadores não funcionarem, o seu médico pode injetar um anestésico local na região occipital.

Isso pode proporcionar alívio imediato, e pode durar até 12 semanas.

Dependendo da causa, o seu médico pode recomendar cirurgia para diminuir a pressão sobre os nervos.

Continua depois da Publicidade

Por exemplo, a compressão do nervo devido a osteoartrose ou artrite reumatoide da coluna cervical pode ser aliviada através de um procedimento cirúrgico.

Qual é a perspetiva?

A neuralgia occipital pode ser dolorosa. No entanto, uma ampla gama de opções de tratamento estão disponíveis para aumentar a probabilidade de a conseguir gerir com sucesso, especialmente se a causa subjacente for tratada.

Embora esta condição não seja fatal, é dolorosa. Então, agende uma consulta para ver o seu médico se estiver com sintomas.

Referências

http://surgicalneurologyint.com/
http://onlinelibrary.wiley.com/
https://www.aans.org/
http://www.hopkinsmedicine.org/
https://americanmigrainefoundation.org/

O nosso conteúdo não constitui uma consulta médica. Consulte um profissional médico certificado para o diagnóstico.

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 85-99992-2120

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 09/09/24