Nordeste Brasileiro

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018 - Publicado a 16 de julho de 2010

O que é que o Nordeste Brasileiro tem?

Imensas dunas de areias finas por onde se passeiam os buggies, o mar cálido a convidar a banhos, o vento quente que se sente no corpo, as roupas de Verão que voltam a ver a luz do dia antecipadamente, uma língua que é comum, são essas as razões que atraem tantos portugueses ao Nordeste brasileiro.

Rio Potengi em Natal pertencente à Bacia do Atlântico Nordeste Oriental.

Nunca se viajou tanto para o outro lado do mundo como agora. As companhias aéreas vendem passagens ao desbarato, as agências de viagens preparam pacotes promocionais. Não importa se é Carnaval, Páscoa ou Verão por cá, importa que no Nordeste o calor prolonga-se pelo ano inteiro e os portugueses sabem que ainda há muitos recantos por descobrir. A região do Nordeste é formada pelos Estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. As praias são o cartão de visita desta região abençoada pelo sol o ano inteiro e o mar azul turquesa, mas também aqui estão algumas das mais antigas cidades brasileiras, como Salvador da Baía, fundada pelos colonizadores portugueses, em 1549. Há resorts de luxo, exóticos bungalows ou pousadas de charme. E as gentes guardam as raízes da herança étnica e cultural africana, que se reflecte na música, nas crenças, nas vestes e na gastronomia, onde se destacam as moquecas, os bobós de camarão, os vatapá e os acarajés .

Durante o dia são os banhos de sol que ocupam os turistas , à noite são os tradicionais forrós. Quem procura este destino nesta altura do ano só pensa em aproveitar as miniférias, mas na Baía também vai encontrar um Carnaval diferente, com trios eléctricos com música ao vivo.