O que é um Nutracêutico? Utilizações e Benefícios

Nutracêutico é um termo derivado de “nutrição” e “farmacêutica” utilizado para referir um “nutriente funcional” associado a determinado alimento. É comum ocorrer alguma confusão com termo, que muitas vezes é associado a remédios, o que não corresponde à realidade.

A composição de um nutracêutico inclui, por exemplo sais minerais e vitaminas. Desta forma, os nutracêuticos são muitas vezes usados para fornecerem ao organismo substâncias que estão em falta.

Atualmente, o nutracêutico é utilizado em produtos e suplementos de diversos tipos, como vitaminas antioxidantes, minerais, fibras dietéticas, proteínas, etc.

Entenda O Que é Um Nutracêutico

Usos e benefícios

Estes nutrientes, apesar de não serem remédios na verdadeira aceção da palavra, são amplamente utilizados no tratamento de algumas doenças e na suplementação.

Os benefícios dos nutracêuticos para a saúde humana têm sido amplamente estudados, o que originou a sua aplicação em variadas formas.

Muitas vezes, podemos estar a tomar um nutracêutico sem sequer saber, já que estes nutrientes específicos são comercializados sob várias formas, como cápsulas, bebidas, barras de cereais ou até sopas pré-preparadas.

Alguns dos nutracêuticos mais comuns são: os carotenoides, as isoflavonas de soja, os fitoesteróis e o resveratrol. E, alguns dos alimentos mais ricos em nutracêuticos incluem, o ginseng, Echinacea, chá verde, glucosamina, ômega-3, luteína, ácido fólico e o óleo de fígado de bacalhau.

Atualmente, os nutracêuticos são sobretudo suplementos de utilização e contribuem para melhorar o estado físico de um indivíduo.

O conceito de nutracêutico surgiu na década de 80, no Japão, sendo que nessa altura estes alimentos eram designados como “comida para uso específico de saúde”.