Os Três Meses do Bebê

Revisado por Equipe Editorial a 24 outubro 2018

Aos três meses de idade, um bebê ainda não tem um desenvolvimento muito avançado. É natural, pois ainda tem apenas três meses. Contudo, desde que nasce o bebê está em constante evolução, e de mês para mês vão-se notando as diferenças.

Conheça aqui as características habituais de um bebê com três meses.

Características de um bebê com três meses

Quanto às suas capacidades motoras, o bebê consegue já nesta fase da sua vida abrir e fechar as mãos. Além disso, quando colocado numa superfície plana, ele já empurra para baixo com os pés.

Outra das habilidades motoras normais nesta idade é balançar-se de modo a conseguir alcançar objetos que se estejam a mover, como por exemplo um móbile.

Nesta altura os bebês costumam já conseguir elevar a sua cabeça 45º, ou então, 90º, caso esteja deitado de barriga para baixo (decúbito ventral), durante aproximadamente um minuto.

Quanto ao seu desenvolvimento cognitivo, nesta fase o bebê começa a focar mais o seu olhar, seguindo os movimentos que o rodeiam com a cabeça e com os olhos.

Aos três meses de idade ele já começar a olhar com mais atenção para as suas mãos e para os rostos dos seus pais ou outras pessoas que o rodeiam, mostrando uma curiosidade crescente. Além disso, começa a emitir sons espontâneos como resposta a vozes.

Nesta altura já começa a produzir sons idênticos à fala, começando também a sorrir mais e a dar gargalhadas. Por fim, aos três meses já existe uma rotina mais regular nas refeições do bebê.

Claro que estas características podem ser ou não alcançadas aos 3 meses de idade, já que o ritmo de desenvolvimento motor e cognitivo de cada criança é diferente. Para estar descansada, deve levar o bebê regularmente ao pediatra, de modo a ser acompanhado.