O hálito e a língua

O hálito e a língua

O mau hálito pode vir de bactérias que existem sobre a língua. Deve acrescentar a sua escovagem à higiene oral diária. Na boca existem milhões de bactérias. Espalham-se pelos dentes, mucosas e língua. O mau hálito é, na sua grande maioria, causado por situações que acontecem na boca. A má higiene oral é uma das principais razões da halitose. Uma escovagem dos dentes pouco eficaz e a falta de uso do fio/fita dentária são as principais razões desta situação nada agradável. Muitas bactérias que existem na nossa boca alimentam-se de restos de comida que ficam espalhados e criam componentes sulfurosos que deitam um cheiro muito pouco agradável. São estes os compostos que provocam o mau hálito.

Raspar a língua com a unha

Escovar os dentes e usar o fio dentário é a forma mais eficaz de remover restos de comida dos dentes e da gengiva. No entanto, certas pessoas, com línguas mais fissuradas ou com características especiais, tem uma grande capacidade de reter bactérias sobre a língua. Nestes casos, a escovagem dos dentes e o fio dentário podem não chegar e será necessário escovar a língua.

Como é que se detecta essa situação? A forma mais eficaz é passar com um dedo sobre a língua, fazendo até uma pequena raspagem com a unha, e depois cheirar. Se o cheiro for pouco agradável, é importante começar a acrescentar nas medidas de higiene oral a escovagem diária da língua.