O Incômodo dos Primeiros Dentes do Bebê

Revisado por Equipe Editorial a 24 outubro 2018

Quando o bebê chega ao sexto mês, os primeiros dentinhos começam a nascer. (Leia: Os Primeiros Dentinhos do Bebê).

Os primeiros a sair são os dois dentinhos da frente na parte de baixo, surgindo geralmente entre o 6º e o 8º mês.

Contudo, o nascimento dos primeiros dentes é muitas vezes acompanhado por dores e outros sintomas, tornando o bebê irritado, chorão e indisposto, com constantes alterações no seu humor.

Neste artigo poderá conhecer quais os sintomas que provocam incômodo no bebê, e ainda, como aliviar esse incômodo.

Sintomas do nascimento dos primeiros dentes

Entre os vários sintomas que estão associados ao aparecimento dos primeiros dentes incluem-se gengivas inchadas, babar-se, dificuldades em dormir, falta de apetite, diarreia e febre.

É no entanto importante referir que estes sintomas não aparecem em todas as crianças, havendo algumas onde os primeiros dentes nascem sem qualquer incômodo.

Se o seu bebê tem tido algumas das dificuldades referidas com o nascimento dos seus primeiros dentinhos, de seguida poderá conhecer como aliviar o incômodo.

Como Aliviar o incômodo dos primeiros dentes

Se o seu bebê está a sofrer com o aparecimento dos primeiros dentes, há algumas coisas que podem fazer de modo a aliviar o incômodo.

Por exemplo, e tendo em conta que a dor está relacionada com o inchaço nas gengivas, os pais podem dar alguns objetos frios para ele morder.

Palitos de cenoura previamente frios na geladeira ou mordedores próprios são ótimas opções.

Pode também massajar as gengivas do bebê com as pontas dos dedos, utilizando pomadas anestésicas específicas para bebês, como por exemplo, a Camomilina.

Além disso, como nesta fase o bebê baba-se muito, é também frequente ele começar a ficar com a pele do queixo irritada. Nesse caso, pode aplicar um pouco de creme de assaduras para aliviar.

Conheça 6 Remédios Caseiros para Aliviar os Sintomas dos Primeiros Dentes do Bebê