O que é Supositório (retal, vaginal, uretral)? Para que serve, como colocar, efeitos colaterais…

Revisão Clínica: Drª Camille Rocha Risegato. Atualizado: 09/09/24

Supositórios são medicamentos sólidos administrados no corpo através do reto, vagina ou uretra. O supositórios retais são o tipo mais comum. Recomendam-se diferentes formas para diferentes condições e propósitos.

Continua depois da Publicidade

Eles são maioritariamente administrados no reto e vagina, e de forma menos frequente, via uretral.

Nesta matéria, damos orientações passo a passo sobre como usar e colocar esses pequenos dispositivos, juntamente com algumas dicas e conselhos úteis que ajudarão a prevenir situações inesperadas!

Para que servem os supositórios?

Os supositórios são usados quando o indivíduo é incapaz ou não pode tomar determinado medicamento por via oral. Ou seja, eles são uma forma alternativa de administrar drogas no organismo, quando outras vias, como a oral por exemplo, não podem ser usadas.

Supositório

Geralmente são pequenos, podendo ser redondos, ovais ou em forma de cone, envolvidos no seu exterior com manteiga de cacau ou gelatina. Uma vez no inerior do corpo, dissolvem-se e liberam o fármaco presente no seu interior.

Eles podem ser usados para tratar regiões específicas do corpo, ou levar o medicamento a todo o organismo, através da corrente sanguínea.

Por que usar supositórios?

Os supositórios fornecem vários tipos de medicação, e podem ser necessários se:

  • estivermos tendo convulsões e não podemos tomar remédios por via oral;
  • formos incapazes de engolir a medicação por qualquer motivo;
  • estivermos vomitando e não conseguirmos manter os comprimidos ou líquidos no organismo até fazerem efeito;
  • tivermos um bloqueio que impede a medicação de se mover pelo sistema digestivo.

Também podemos necessitar tomar supositórios se a medicação:

  • tiver um gosto muito ruim para tomar por via oral;
  • dissipar muito rapidamente no intestino;
  • for destruída no trato gastrointestinal.

As pesquisas também sugerem que tomar medicamentos através do reto permite a entrega constante do medicamento. A taxa de absorção pode, no entanto, ser menor que a dos medicamentos tomados por via oral.

Tipos de supositórios e seus usos

Existem três tipos de supositórios:

Supositórios retais

Os supositórios retais são colocados no reto ou ânus. Eles têm normalmente uma polegada de comprimento e uma ponta arredondada.

Eles tratam condições, como:

  • Prisão de ventre
  • febre
  • hemorróidas
  • problemas de saúde mental , como ansiedade , esquizofrenia ou transtorno bipolar
  • náusea, incluindo enjôo
  • dor

Supositórios vaginais

As mulheres podem inserir supositórios vaginais na vagina para tratar:

  • infecções bacterianas ou fúngicas
  • secura vaginal

Os supositórios vaginais normalmente são ovais e vêm com um aplicador.

Continua depois da Publicidade

Supositórios uretrais

Os homens podem usar o supositório uretral para tratar problemas de ereção (em casos raros). Estes pequenos objetos são do tamanho de um grão de arroz e entregam uma droga chamada alprostadil.

Como inserir um supositório retal

Qualquer pessoa que vá usar um supositório retal deve as seguintes etapas para orientação:

1. Prepare-se

Tente defecar para eliminar as fezes e esvaziar o cólon, pois a medicação supositória é mais eficaz quando o intestino está vazio.

Lave bem as mãos com sabão e água morna ou use um desinfetante para as mãos. Seque as mãos cuidadosamente com uma toalha limpa ou toalha de papel.

Remova cuidadosamente o supositório do invólucro e, se for necessário, corte o supositório – use uma lâmina limpa e única para cortá-lo longitudinalmente.

Use uma luva descartável, se desejar.

2. Prepare-se para inserir o supositório

Colocação De Supositório No ânus

Mergulhe a ponta do supositório em água ou aplique uma pequena quantidade de lubrificante à base de água, como o K-Y Gel por exemplo (disponível para compra online). O lubrificante ajuda o supositório a deslizar mais facilmente para o interior do reto.

Remova a roupa da metade inferior do corpo. Encontre a posição correta. Levante-se com um pé numa cadeira ou deite-se de um lado com a perna de cima ligeiramente inclinada em direção ao estômago. Normalmente é mais fácil quando a pessoa está deitada.

3. Insira o supositório

Como Inserir Um Supositório Retal

Relaxe os músculos das nádegas e abra-as. Gentilmente insira o supositório no ânus, a extremidade estreita primeiro. Empurre-o em cerca de 1 polegada (para adultos), ou meia polegada (para bebês).

Em crianças mais velhas, empurre o supositório em aproximadamente meia a uma polegada, dependendo do seu tamanho.

Continua depois da Publicidade

4. Relaxe e limpe

Sente-se ou permaneça imóvel durante 10 minutos após inserir o supositório. Desta forma dá tempo para o supositório se dissolver no corpo. Os pais podem necessitar manter as nádegas da criança fechadas durante esse período.

Elimine todos os materiais, incluindo o invólucro do supositórios e qualquer papel absorvente. Lave bem as mãos com sabão e água morna.

E tente evitar a passagem das fezes por até 60 minutos após a inserção do supositório, a menos que seja um laxante. Não eliminar as fezes dá a medicação tempo suficiente para entrar na corrente sanguínea e começar a fazer efeito.

Como colocar um supositório vaginal

Para colocar um supositório na vagina, siga estas dicas explicadas por expecialistas:

1. Prepare-se

Posição Para Colocar Supositório Na Vagina

Lave as mãos com sabão e água morna, ou use um desinfetante para as mãos. Seque bem as mãos com uma toalha limpa ou toalha de papel.

Desembrulhe o supositório e coloque-o no aplicador de acompanhamento. Fique de pé com os joelhos dobrados e os pés afastados ou deite-se com os joelhos dobrados em direção ao peito.

2. Insira o supositório na vagina

Colocar Supositório Na Vagina

Coloque o aplicador na vagina, na medida do possível, sem causar desconforto. Pressione o êmbolo para empurrar o supositório. Retire o aplicador da vagina e descarte-o.

3. Relaxe e limpe

Deite-se durante 10 minutos para permitir que o medicamento entre no corpo. Lave as mãos mais uma vez com sabão e água morna.

Considere usar uma toalha sanitária durante algumas horas, já que parte do supositório pode vazar para a roupa íntima.

Como colocar um supositório uretral

Para colocar o supositório na uretra, siga as seguintes etapas:

1. Prepare-se

Esvazie a bexiga. Lave as mãos com sabão e água morna ou use um desinfetante para as mãos. Seque as mãos cuidadosamente em uma toalha limpa ou toalha de papel.

Remova a tampa do aplicador.

2. Insira o supositório na uretra

Continua depois da Publicidade

Estique o pênis para abrir a uretra. Coloque o aplicador no orifício (abertura) localizado da ponta do pênis. Pressione o botão do aplicador e mantenha por 5 segundos.

Gentilmente, mova o aplicador de um lado para o outro para garantir que o supositório tenha entrado na uretra. Remova o aplicador.

3. Relaxe e limpe

Massageie o pênis esticado com firmeza durante 10 a 15 segundos, para permitir que o medicamento seja totalmente absorvido.

Descarte o aplicador e quaisquer outros materiais. Lave as mãos mais uma vez com sabão e água morna.

Riscos e efeitos colaterais

Os supositórios são geralmente seguros de usar. Por vezes, alguns medicamentos vazam ou escorrem do local, como o caso da vagina. Para evitar estes eventos, pode ser usada uma toalha ou penso de incontinência.

Algumas pessoas podem sentir irritação ao redor da área onde inseriram o supositório. Se a irritação for grave ou persistir, deve consultar o médico.

Ocasionalmente, o corpo não absorve a medicação fornecida pelo supositório, tal como por via oral.

Dicas e solução de problemas

As dicas listadas a seguir podem ajudar as pessoas que precisam usar supositórios:

Evite exercícios ou movimentos vigorosos 60 minutos após inserir o medicamento.

Não use vaselina, para lubrificar o supositório, pois impede que ele derreta. Use apenas água ou um lubrificante à base de água, como o K-Y Gel por exemplo.

Guarde os supositórios na geladeira ou outro local fresco, para que não derretam, e siga sempre as instruções de armazenamento indicadas no rótulo.

Para supositórios macios e difíceis de inserir – aperte delicadamente para ver se está firme o suficiente. Se não, endureça o supositório (envolvido) sob o fluxo de água fria. Ou coloque na geladeira durante alguns minutos.

Apare as unhas antes de inserir supositórios. Isso evita cortes e arranhões. Como alternativa, use uma luva de látex.

Algumas pessoas verificam que o supositório cai ou sai para fora. Isso ocorre porque não o empurraram o suficiente para dentro do reto. Empurre a medicação em cerca de 1 polegada (cerca de 2,54 centimetros).

Aqueles que lutam para usar supositórios devem considerar pedir ajuda a um parceiro ou cuidador de saúde.

Tal como com outros medicamentos, evite falhar doses ou horários. Doses perdidas reduzem a eficácia do tratamento.

Conclusão

Os supositórios são úteis em pessoas que não podem tomar medicamentos por via oral. As pessoas que têm dificuldade em usá-los devem pedir conselhos ao médico.

Antes de usar supositórios, o paciente deve indicar ao médico se:

  • realizou cirurgia retal recente, cirurgia de próstata ou qualquer tratamento vaginal,
  • tem os batimentos cardíacos irregulares.

Embora possam ser desagradáveis ​​de usar, os supositórios retais, vaginais e uretrais podem ser um meio eficaz de administrar medicamentos.

Referências

https://www.healthline.com/
https://www.medicalnewstoday.com/
https://pharmlabs.unc.edu/
https://www.uwhealth.org/
http://www.consumermedsafety.org/

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Drª Camille Rocha Risegato

Ginecologista e Obstetra - CRM SP-119093

Dra Camille Vitoria Rocha Risegato - CRM SP nº 119093 é formada há 14 anos pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques, Rio de Janeiro.

> Consultar CRM (Fonte: https://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_medicos&Itemid=59)

Dra Camille mudou-se para São Paulo onde realizou e concluiu residência médica em Ginecologia e Obstetrícia (RQE nº 25978) no Centro de Referência de Saúde da Mulher no Hospital Pérola Byington em 2007.

Em 2008 se especializou em Patologia do Trato Genital Inferior nesse mesmo serviço. Ainda fez curso de ultrassonografia em ginecologia e obstetrícia na Escola Cetrus.

Trabalha em setor público e privado, atendendo atualmente em seu consultório médico particular situado na Avenida Leoncio de Magalhães 1192, no bairro do jardim São Paulo, zona norte de São Paulo.

Também pode encontrar a Dra Camille no Linkedin, Facebook e Instagram

.
A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 09/09/24