O Que fazer em caso de amputação

Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692). Publicado em 14 de outubro de 2010

A bricolage no exterior e os acidentes de trabalho são as duas causas responsáveis de amputações em adultos, enquanto que na criança um acidente ocorre quase sempre em casa: manuseamento de uma faca sem vigilância, um dedo entalado numa porta.

O que fazer em caso de amputação?

• Proteja a lesão com um lenço limpo ou com compressas.

• Se a lesão sangrar muito mas não contiver nenhum corpo estranho aperte fortemente com a palma da mão para assim conseguir estancar a hemorragia.

• Deite a vítima e cubra-a.

• Cubra a parte seccionada com um lenço limpo. Coloque-a num saco de plástico dentro de gelo.

• Se a vítima não sangra, nem se encontra em estado de choque, dirija-se rapidamente ao hospital. Caso contrário chame os serviços de urgência.

• Se o membro só parcialmente está seccionado, imobilize-o com precaução, deitando a vítima. Ligue o 112. Assegure-se que a vítima é atendida por um serviço especializado.

O que não se deve fazer em casos de amputação
Colocar a parte amputada directamente no gelo, ou no frigorífico. Pode provocar queimaduras cutâneas comprometendo assim as possibilidades de reimplantação.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.

Última atualização da página em 08/08/19