O Que fazer em caso de ataque cardiaco

Revisão Clínica: Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692). Atualizado: 08/09/24

Um grave mal-estar pode causar uma paragem respiratória que, consequentemente, se não houver uma reanimação, pode causar uma paragem cardíaca cerca de três minutos mais tarde. Trata-se de um caso urgente.

Continua depois da Publicidade

O que fazer em caso de ataque cardiaco?

• Observe atentamente a vítima antes de intervir. Em certos casos, a respiração torna-se muito lenta, ao ponto de ser quase imperceptível. Para ter a certeza que a vítima ainda respira, coloque-se de joelhos ao seu lado e aproxime o seu ouvido da boca e do nariz da vítima. Se não pressentir qualquer sinal de respiração, inicie imediatamente a respiração boca a boca.

• Deite a vítima e desaperte tudo o que possa impedir a passagem do ar (gravata, colarinho, cinto).

• Com a ajuda de uma mão, mantenha o queixo da vítima virado para cima e, com a outra mão, belisque-lhe o nariz.

• Encoste a sua boca à da vítima e insufle ar progressivamente. Se se tratar de um bebé, insufle o ar na boca e no nariz.

• Levante a sua cabeça para permitir a expiração.

• Repita a operação entre doze e quinze vezes por minuto, controlando a pulsação no pescoço (artéria carótida).

No caso de haver uma paragem cardíaca, alterne a respiração boca a boca com uma massagem cardíaca, isto se tiver formação de primeiros socorros. Esta massagem, se for feita por uma pessoa inexperiente, pode ser ineficaz e causar fracturas das costelas.

• Se for a barriga a encher-se de ar e não o tórax, significa que o ar passou para o estômago. Vire a vítima para o lado antes de recomeçar a respiração boca a boca.

O que não deve fazer em caso de ataque cardiaco
Tentar efectuar uma massagem cardíaca sem ter tido o cuidado de deitar a vítima sobre uma superfície dura.

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24